Descobrir a origem da música
“ Gosto muito de música, meus pais tem alguns instrumentos musicais: tambor, triangulo, tambor. Quando estamos reunidos em casa nós tocamos e cantamos.
João Vitor Fernandes Araújo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Fomos fazer uma visita ao CCI onde eles tiveram a oportunidade de assistir apresentações com música com o coral da instituição, depoimento do professor e dos alunos.
Tivemos orientações e apresentação no ambiente externo da própria escola da Bando Exército com apresentações onde os alunos tiveram a oportunidade de participar das apresentações. Visita do professor Maxwel Oliveira de Lima na Instituição Escolar onde foi muito proveitoso além de prazerosos.
Objetivos
Aprofundar o conhecimento prévio dos alunos com relação aos nomes dos instrumento musicais e a função de cada um.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, coordenação, pais de alunos que ajudaram na confecção de alguns instrumentos e nos matérias para confecção dos instrumentos produzidos pelos alunos. Além do professor de música do Centro de Eventos da Cidade o Makisuel Oliveira de Lima.
Articulação com o currículo
Nas disciplinas de português foi realizado leitura, interpretação de texto, matemática uso das notas musicais, quantidade, som; história a origem da música, tipo de instrumentos, primeiros povos, geografia locais onde surgiu, em arte músicas, expressão corporal, dança, coreografia, pintura, recorte, confecção de instrumentos musicais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em sala de aula falávamos sobre música, onde foi feito o seguinte questionamento: de onde surgiu a música? Como já havia mencionado que iniciaríamos o projeto PUFV com os alunos, a aluna Ana Clara Ribeiro fez a pergunta: De onde surgiu a música? Conversamos mais sobre o assunto e ficou decidido pela turma que iríamos buscar conhecimentos sobre este tema. Assim, em assembleia de grupo decidiu-se o projeto União Faz a Vida.