Mágica dos Sentimentos
Expedição Investigativa
Para educar é preciso ter a sensibilidade para perceber oportunidades de aprendizagens em cada gesto das crianças. Com este olhar descreveremos uma bela oportunidade de aprendizagem: recebemos a visita de uma ave na escola, um papagaio. Quando este entrou na sala de aula, foi pura emoção, alguns sentiram uma alegria muito grande, outros alunos tiveram reações opostas. E nessa diversidade, houve aqueles que não respeitaram os sentimentos dos colegas. Neste trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando como é possível ser verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro e como lidar com as adversidades de sentimentos.
Objetivos
Com este projeto espera-se desenvolver a aprendizagem dos valores humanos por meio da expressão dos sentimentos. Esse projeto busca a vivenciar o respeito, amizade e amor que se deve ter ao próximo. Portanto, faz se necessário que a escola e a família, busquem promover um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais são parte importante do projeto. Uma ação integradora, gerou valorização e envolvimento dos pais: no dia da mostra do projeto preparamos um painel onde cada pai e mãe pode registrar suas emoções em um painel interativo.
Articulação com o currículo
Em um exercício de concentração as crianças são convidadas a imaginar aquilo que as fazem felizes. Diálogo com os alunos, troca de ideias, anseios e importância de cada um. O que as deixa triste? O que as deixa feliz? O que as deixa com raiva? Qual é o comportamento que é aceitável perante um grupo. Quais os verdadeiros valores que devemos carregar conosco. Pintura com a técnica do canudinhos, onde foi muita emoção brincar com a tinta guache e respeitar a expressão do colega a partir da arte. A brincadeira com as carinhas da emoção sugere que ao pegar a carinha, as crianças descrevam aquilo que está sentindo. As crianças construíram a caixa do grito, onde puderam trabalhar com o sentimento de raiva. De olhos vendados tentar identificar de quem é cada grito. A turma pesquisou em revistas expressões faciais. Depois, separaram o material em cartazes diferentes.