Classificação: Sentimentos
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Mágica dos Sentimentos
Expedição Investigativa

Para educar é preciso ter a sensibilidade para perceber oportunidades de aprendizagens em cada gesto das crianças. Com este olhar descreveremos uma bela oportunidade de aprendizagem: recebemos a visita de uma ave na escola, um papagaio. Quando este entrou na sala de aula, foi pura emoção, alguns sentiram uma alegria muito grande, outros alunos tiveram reações opostas. E nessa diversidade, houve aqueles que não respeitaram os sentimentos dos colegas. Neste trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando como é possível ser verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro e como lidar com as adversidades de sentimentos.

Objetivos

Com este projeto espera-se desenvolver a aprendizagem dos valores humanos por meio da expressão dos sentimentos. Esse projeto busca a vivenciar o respeito, amizade e amor que se deve ter ao próximo. Portanto, faz se necessário que a escola e a família, busquem promover um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais são parte importante do projeto. Uma ação integradora, gerou valorização e envolvimento dos pais: no dia da mostra do projeto preparamos um painel onde cada pai e mãe pode registrar suas emoções em um painel interativo.

Articulação com o currículo

Em um exercício de concentração as crianças são convidadas a imaginar aquilo que as fazem felizes. Diálogo com os alunos, troca de ideias, anseios e importância de cada um. O que as deixa triste? O que as deixa feliz? O que as deixa com raiva? Qual é o comportamento que é aceitável perante um grupo. Quais os verdadeiros valores que devemos carregar conosco. Pintura com a técnica do canudinhos, onde foi muita emoção brincar com a tinta guache e respeitar a expressão do colega a partir da arte. A brincadeira com as carinhas da emoção sugere que ao pegar a carinha, as crianças descrevam aquilo que está sentindo. As crianças construíram a caixa do grito, onde puderam trabalhar com o sentimento de raiva. De olhos vendados tentar identificar de quem é cada grito. A turma pesquisou em revistas expressões faciais. Depois, separaram o material em cartazes diferentes.


Ficha Técnica
Escola
CMII Mãe Amiga

Diretor
Maitê da Silva Boettcher

Turma
Infantil lll "D"

Número de alunos
26

Educadores
Maria Ferreira

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Rezende de Quadros
Estou muito feliz por ter participado do Programa A União Faz a Vida, foi muito gratificante e prazeroso.
Cleonice Fiatkoski de Lima | Professor(a)