Jardim da Imaginação
“ "Foi muito bom esse Projeto sobre música, ainda mais com o uso da Maleta Musical Viajante, as crianças interagem com a música e nós pais acabamos entrando no ritmo com eles, é um tempo proveitoso estar com os filhos."
Mãe: Juliana Custódio | responsável
Expedição Investigativa
Criamos um espaço bem divertido na parte externa da sala, com materiais diversos: livros, brinquedos, instrumentos musicais e cantigas diversas. Através da exploração livre destes materiais pode-se perceber que os alunos interessaram-se mais pelos instrumentos musicais e pelas cantigas. A partir desta observação damos início ao nosso projeto Jardim da Imaginação, com a Área de Competência norteadora: Música, com ênfase em contação de histórias.
Objetivos
Aprimorar o prazer pela escuta de obras musicais variadas, bem como por histórias clássicas e atuais, aguçando assim sua imaginação, criatividade e raciocínio, visando seu desenvolvimento global.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, auxiliar de sala, coordenadora pedagógica: Envolveram-se na realização do projeto através da pesquisa, planejamento, organização e confecção do material utilizado em forma de cooperação.
Pessoas da comunidade: Recebemos visitas de músicos da comunidade.
Pais: Os Pais colaboraram com materiais diversos e a interação com os filhos. .
Articulação com o currículo
Roda de música e conversa sobre temas diversos enfatizando a oralidade, aquisição e ampliação do vocabulário; contação e dramatização de histórias; Conhecer e explorar instrumentos musicais variados diariamente; Maleta Musical viajante composta por instrumentos diversos, CDs e DVDs; Confecção de instrumentos musicais com material reciclado; Explorar sons com o próprio corpo (bater palmas, ritmar e outros); Rodas de música e conversa com diferentes temas; Uso de músicas direcionadas envolvendo os nomes;Apresentações culturais diversas envolvendo músicas e expressões corporais; Músicas diversas para dançar livremente ou também de forma direcionada em diversas atividades; Aprimorar o andar utilizando a música como incentivo, visto que alguns bebês ainda não obtinham o domínio de andar; Piquenique de frutas estimulando a percepção gustativa e visual, bem como a importância de uma alimentação saudável para seu crescimento.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de um conselho entre professora e auxiliares definimos a Área de Competência norteadora, bem como o nome do projeto, levando em consideração as observações feitas na expedição investigativa.