Brincando e Aprendendo no Mundo das Sensações.
Expedição Investigativa
A expedição ocorreu no parque na quarta semana de aula. Organizei o espaço com vários materiais, tinta, trigo, caixas de papelão, potes de sorvete, pincéis etc...e e propus uma atividade as crianças para a exploração e possibilidades de aprendizagem. enquanto isto eu enquanto professora observava a reação deles frente aos materiais oferecidos. Alguns de imediato já foram sentando dentro das caixas colocando a mão espalhando a tinta, outros ficaram com receio de tocar no material até serem incentivados pelo colegas. Edição: " Com a observação pedagógica do professor pode se perceber o nível de liderança de cada criança, iniciativa, criatividade, as atitudes e capacidades de interação etc. A partir deste olhar investigativo, pode se levantar os indicadores das necessidades da turma."
Objetivos
Possibilitar as crianças sensações diferentes, desenvolvendo os sentidos para que possam descobrir as suas possibilidades de conhecimento, através da experimentação de diversos materiais, ajudando as mesmas a se expressarem e demonstrarem suas emoções que venham gerar atitudes e valores de cooperação, solidariedade e respeito melhorando o convívio social.
Comunidade de Aprendizagem
Professores; monitores; crianças; família; equipe gestora; equipe da saúde (PSF).
Semana de Mato grosso;
Festa das tradições/Dia da Família;
Maleta viajante;
Ações com o PSF: Dentista/Cartão de vacina;
Articulação com o currículo
Neste projeto foram desenvolvidas atividades que consideraram os eixos interações e brincadeiras, linguagem oral e escrita, movimento, música, artes, natureza e sociedade, matemática e identidade e autonomia. As crianças desenvolveram a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, por meio das diversas linguagens nas diversas situações do cotidiano, contação de histórias, roda de conversa e cantigas. As atividades foram manuseio de livros e revistas, chocalhos de material reciclado, conversas informais, atividade com papel pardo e giz de cera, Circuito no parque e quadra com obstáculos, brincadeiras com regras e livres.