“QUE MUNDO É ESSE?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa teve início nos dias 21,22 e 23 de agosto durante a visualização das notícias dos últimos dias, que citavam o conflito entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, além dos países aliados de ambos os lados. Em seguida, os alunos iniciaram uma verdadeira “caçada” a informações e também ao resgate destas em meses anteriores.
Objetivos
Compreender e sensibilizar sobre as diferenças humanas através de práticas coletivas e cooperativas, buscando sempre o bem comum, esteja ele presente na escola em que os alunos estão inseridos ou além dela.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem envolveu os próprios alunos. Além dos alunos do 9º ano B (30 alunos), que foram envolvidos diretamente em todas as ações do projeto, ela envolveu também a turma do 9º ano A (30 alunos).
Articulação com o currículo
HISTÓRIA
* Aspectos Regionais e Naturais da África e Ásia: Países e capitais: pintura de mapa e localização; Pesquisa sobre dados sociais e físicos da África e Ásia; Produção de textos através de notícias;
* A sociedade africana e asiática: Visualização de filmes: Até o último homem; Amor sem Fronteiras; Roda de conversa; Confecção de cartazes.
* O século XX e XXI: Trabalho em grupos: Conflito Nagorno-Karabakh; O Talibã no Afeganistão; Guerra Civil na Síria; Estado Islâmico no Iraque; Conflito Curdo-Turco; Guerra Civil na Líbia; Guerra do Iêmen; Crise da Coreia; Refugiados.
* Globalização.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As Assembleias de Grupo iniciaram com a escolha do nome do projeto. Antes de chegarmos ao nome final, outros nomes foram sugeridos, tais como: “Nossas Guerras e A Culpa também é nossa”. Como ficamos em dúvidas, resolvemos fazer a expedição investigativa primeiro e depois nos reuniríamos novamente para a tomada de decisão. Nessa mesma atividade, realizamos uma roda de conversa para que os alunos expusessem suas opiniões sobre as notícias.