João e o pé de feijão
Expedição Investigativa
• A expedição investigativa aconteceu no dia 7 de junho de 2017 no jardim da escola. Os alunos estavam colhendo uma planta (beijo-de-frade) para estudar sobre as propriedades das plantas e as suas funções, quando surgiu a pergunta: Como nasce uma plantinha?
Objetivos
• Conhecer as propriedades das plantas e os fatores essenciais para a vida, aprender as funções de cada parte, compreender a importância das plantas para os seres vivos, cuidar e preservar a natureza.
Comunidade de Aprendizagem
• A família auxiliou no plantio das mudas do beijo-de-frade colhidas durante a expedição investigativa e também nos cuidados com o feijão plantado em sala de aula.
Articulação com o currículo
• Ciências: partes da planta, funções da raiz, do caule e das folhas, fotossíntese, flores, frutos e sementes. Educação ambiental, preservação e cuidados com o meio ambiente;
• Língua Portuguesa: socialização de experiências de leitura, ampliação do vocabulário e conversação dirigida.
• Filosofia: a mente e o pensar, pensar para entender, criar, cuidar e corrigir os pensamentos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
• Ocorreu no dia 7 de junho de 2017 quando estudavam sobre a germinação e as partes de uma planta e as crianças associaram a atividade à estória do João e o pé de feijão.