Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO EMBALAGENS, LENDO RÓTULOS
Expedição Investigativa

Entrevista com os pais feitas pelos alunos da turma, verificando qual o destino das embalagens usado pela família.

Objetivos

Reconhecer a importância de ler rótulos, buscando informações necessárias para a boa utilização dos produtos adquiridos.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos nesse projeto serão os alunos da turma 11, suas famílias e a professora titular da turma.

Articulação com o currículo

As áreas do conhecimento envolvidas nesse projeto são: artes, língua portuguesa, ciências naturais e matemática, desenvolvendo os seguintes conteúdos a serem trabalhados: origem dos produtos, duração/validade, datas, composição dos produtos, duração no meio ambiente das embalagens estudadas, classificação em gênero: alimentos, higiene corporal e produto de limpeza, como armazenar em casa os produtos, como estão localizadas os produtos no supermercado, onde os produtos ficam guardados em suas casa, separação correta das embalagens, conhecimento do projeto de separação das embalagens da Campanha da AAPCI do recolhimento dos produtos, nome dos produtos, cores e letras utilizadas no nome do produto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi realizado uma entrevista com as familias e no retorno destas, um debate.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.I.E.F. LEONEL DE MOURA BRIZOLA

Diretor
sILVANA lOVATEL DAL'ACUA

Turma
1º ANO FUNDAMENTAL - TURMA 11

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - IDEAU Faculdades - Getulio Vargas/RS
Ao término das atividades desse projeto, posso afirmar que foi uma oportunidade de grandes aprendizagens. A alfabetização não compreende somente a decodificação de letras e números. Vai muito além disso, vivemos em um mundo letrado onde cada um de nós constrói seu próprio entender do mundo, alicerçado com que trazemos em nossa bagagem de vivências. Participar ativamente desse mundo faz com que os indivíduos consigam ser agentes da sua própria vida.
CLEUDENIR PAIM ARALDI | Professor(a)