Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cilon: de São Sepé para o Araguaia
Expedição Investigativa

A partir da pergunta exploratória: Como era São Sepé no período da Ditadura? Os estudantes visitaram a Biblioteca Pública Clara Gazen.
Na Biblioteca os estudantes analisaram jornais dos anos de 1971 a 1974 utilizando-se de métodos de pesquisa histórica e utilizaram luvas e máscaras adequadamente para o trato com as fontes. Foram observadas notícias, fotos, propagandas e demais conteúdos encontrados no jornal “A Palavra”.


Objetivos

Resgatar a memória e a história de uma personalidade de São Sepé, Cilon Cunha Brum, ainda pouco conhecido entre boa parte da comunidade, possibilitando um entendimento maior da história da nossa cidade e país.

Comunidade de Aprendizagem

9º Ano do Ensino Fundamental

Articulação com o currículo

História, Cultura e Arte.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar à escola os estudantes trataram os dados obtidos, pensando as transformações ocorridas da época dos anos 1970 para 2017 na cidade de São Sepé, debateram possibilidades de prosseguir os estudos em relação à Ditadura e ao passado recente da cidade.
Foi levantado o nome de Cilon Cunha Brum como possibilidade de trabalho, o que agradou os estudantes em relação ao prosseguimento da pesquisa, além de outras possibilidades na cidade.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Padre Theo

Diretor
Maria Inês Barreto

Turma
9º Ano

Número de alunos
19

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
Cotrisel

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
Entender e inserir São Sepé dentro do contexto da história nacional tendo como personagem um estudante que lutou contra a Ditadura Militar permite uma visão crítica dos movimentos sociais e sistema político, para que erros não ocorram novamente.
Felipe Rios Pereira | Professor(a)

Repercussão na mídia

Foi organizada um momento chamado "Diálogo" que contou com a presença do irão de Cilon, Lino Brum e sua sobrinha, a escritora e jornalista Liniane Brum, que escreveu o Livro "Antes do Passado", que conta a História de Cilon. O encontro foi aberto ao público, que lotou o Centro Cultural da Cidade.
http://www.jornaldogarcia.com.br/palestra-e-exposicao-retrata-historia-de-cilon-cunha-brum/