A Transformação Que Dá Certo.
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu nas dependências da escola, onde foi constatado a grande quantidade de restos e cascas de frutas que eram consumidos pelos alunos no recreio e jogados na lixeira.
Objetivos
Permitir que os alunos conheçam outras formas de se obter adubo orgânico, refletindo sobre ações de cooperação, priorizando o diálogo e a troca de saberes.
Comunidade de Aprendizagem
- Os alunos do 5º ano B foram envolvidos em todas as etapas do projeto e desenvolveram as ações propostas.
- Entrevistas com familiares e merendeiras da escola.
- Participação dos pais na coleta de material para compostagem.
- Palestra com a professora de ciências Neusa Maria Dallabrida.
Articulação com o currículo
Ciências:
• Despertar o interesse pelo reaproveitamento de cascas e restos de frutas e verduras;
• Identificar os diferentes tipos de lixos orgânicos;
• Refletir sobre ações individuais que proporcionem redução destes resíduos na natureza (reutilização para compostagem);
Português:
• Textos informativos, leitura e interpretação;
• Produção textual;
• Confecção de cartazes e entrevistas;
Matemática
• Resolver situações problemas, utilizando unidade de medidas padrão para calcular a quantidade de lixo recolhida em nossas casas, escola;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A ideia do projeto surgiu de uma conversa pós recreio onde os alunos relataram a grande quantidade de restos e cascas de frutas espalhados pelo pátio da escola e no campo.
Alguns alunos sugeriram o recolhimento destes materiais orgânicos, foi então, que lançamos o projeto “A Transformação Que Dá Certo”, haja vista a grande quantidade destes materiais disponíveis na unidade escolar.