Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Campo e Cidade Depoimento: Eu gostei muito de trabalhar o projeto e também da abelhinha. Aprendi muito com as expedições. No campo tem ar puro e muita vegetação e a Cidade tem mais pessoas e empregos e é preciso cuidar da poluição.
Mikaely Dionara Fontenele Garcia | aluno(a)
Expedição Investigativa

A primeira foi a um sítio, onde os alunos ficaram encantados com a riqueza da natureza e com o que o ambiente em si oferecia. Após entrevistas com suas famílias descobriram que os três lugares mais procurados em nossa cidade eram: Supermercados, Hospital e Feira Municipal. Essas expedições teveram como como foco principal a descoberta entre a diferença entre Campo e Cidade e sua importância.

Objetivos

O projeto surgiu devido a turminha do terceiro ano contar com alunos vindos do campo. E a cada novo acontecimento que esses alunos retratavam, surgia a curiosidade e o brilho no olhar dos demais alunos em conhecer esse ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Entrevista dos lugares mais procurados na cidade; Expedição ao campo;
Expedições a cidade; Pinturas;Cordel Campo e Cidade e publicação no jornal local O Diário; Construção de painel; Construção de maquetes Campo e Cidade; Dança e apresentação para a comunidade escolar com Poemas Campo e Cidade e apresentação de maquete no Banco Sicredi.

Articulação com o currículo

Português: Leitura de textos diversos, escrita, entrevista aos familiares e construção de cordel.
Matemática: Quantidade, números, distância, dinheiro e comparativos.
História: Profissões, histórias dos lugares visitados tanto no campo quanto na cidade.
Geografia: Espaço e paisagem.
Ciências: Animais e plantações encontradas.
Artes: pinturas, danças e construção de maquetes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi após várias ideias de nomes com votação dos alunos em sala de aula, chegando de comum acordo em Campo e Cidade. A abelha mascote foi sorteada para fazer as visitas nas casas dos alunos, com um pequeno relatório de como foi a escolha do projeto e as atividades a serem realizadas. A cada visita os pais enviavam as fotos dos alunos e família com a abelha.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Medeiros Calmon

Diretor
Dulce Matos

Turma
3° ano A

Número de alunos
24

Educadores
Rosangela de Almeida Dias Velho

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COMODORO

Assessoria Pedagógica
Regina Aparecida Versoza Simião
Trabalhar de acordo com a curiosidade dos alunos é sensacional, pois aprendem de forma lúdica e desenvolvem a sua aprendizagem significativa com mais qualidade.
Rosangela de Almeida Dias Velho | Professor(a)