Conhecer a Guerra Defender a Paz
Expedição Investigativa
Iniciou no dia 09 de agosto com a discussão do tema da pesquisa para desenvolver o projeto. Em seguida foi realizado questionamentos: quem é a favor da guerra? Qual a sua visão de vencer uma guerra? Quais os problemas advindos de uma guerra? Após os questionamentos e a pesquisa, no mês de setembro foi organizado cartazes a respeito dos principais fatos dos conflitos estudados, através de imagens, poema e informações históricas.
Objetivos
Posicionar-se e contra as guerras e outras formas de violência, e a favor da valorização do diálogo, da tolerância e da justiça.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos envolvidos foram da turma do 9º C e alguns alunos da turma do 9º D, através de pesquisa, debates, confecção de cartazes, mapas e bandeiras e a apresentação de teatro.
Articulação com o currículo
História:
-O contexto do estopim da Primeira Guerra Mundial: Organização dos grupos de trabalho.
Pesquisa em várias fontes.
- A eclosão da Segunda Guerra Mundial: A utilização de filmes e de documentários: O menino do pijama listrado e a Guerra do Paraguai.
Debate sobre o filme e o documentário e a pesquisa.
- As causas e as consequências da Guerra do Paraguai: Elaboração de cartazes, mapas e bandeiras dos principais países envolvidos nos conflitos.
Exposição dos trabalhos.
Apresentação de teatro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após propor o projeto, os alunos escolheram o assunto sobre os principais conflitos mundiais (1ª e 2ª Guerras e a guerra do Paraguai) ocorridos e quais subitens a serem pesquisados. Quanto à denominação do projeto, os alunos fizeram uma pesquisa e chegamos ao consenso do nome: Conhecer a Guerra Defender a Paz. Os grupos foram formados com a escolha dos alunos, onde cada grupo debateu a metodologia para o desenvolvimento e conclusão do trabalho.