Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ESPANHARTE
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu durante a aula de Arte quando a professora apresentou a unidade que estudava a Arte contemporânea, guiados pela boa pergunta "Professora podemos cantar Garota de Ipanema na versão espanhol?", surge o interesse pela Bossa Nova, estilo estudado na aula que influenciou muito a música brasileira. As atividades se enceraram com a apresentação na III Teia Cultural da escola CEPEL realizada no dia 27 de outubro de 2017.

Objetivos

Proporcionar aos alunos conhecer a arte contemporânea através da bossa nossa e apresentar sua importância na música brasileira, bem como aproveitar para aprender a Língua Espanhola pesquisando e cantando a versão em espanhol " La Chica Ipanema, de Jarabe de Pablo".

Comunidade de Aprendizagem

Participação dos pais acompanhando os filhos nos ensaios e na apresentação final, bem como os colaboradores da cooperativa.

Articulação com o currículo

Na disciplina de Arte, trabalhou-se a Arte Contemporânea com o estilo de música bossa nova, na aula de música pesquisas e atividades vocais, notas musicais e ritmos sonoros, na disciplina de Língua Espanhola o vocabulário, a estrutura , além de trabalhar o respeito, o diálogo e a diversidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ensaios duas vezes por semana e roda de conversa para discutir ritmos e trocar ideias antes da apresentação final.

Ficha Técnica
Escola
COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PONTES E LACERDA - CEPEL

Turma
5º ANO U EFI

Número de alunos
28

Educadores
Sabrina Ferro Cervelati e Edwilson Zanata Gonçalves

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

É gratificante ver o desenvolvimento do trabalho em equipe, os alunos demonstraram interesse e o resultado foi maravilhoso.