Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Como a água chega em nossa casa? "Gostei muito de conhecer a estação de tratamento e saber como a água é tratada antes de ir para minha casa.
Lucas Garbim Sampaio e Silva | aluno(a)
"Professora, meu filho não esquece o dia da expedição, foi muito bom e ele aproveitou muito, parabéns"
Magda Souza Vaillant Rêgo | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu em uma aula de ciência que falava sobre a água, guiados pela pergunta exploratória "Professora como a água do rio é tratada para chegar na nossa casa?". Fizemos uma visita na Estação de Tratamento - a CAB, na sequência uma roda de conversa sobre nossa visita.

Objetivos

Conhecer o processo de como a água chega na casa de cada aluno e vivenciar cada etapa desse processo.

Comunidade de Aprendizagem

Durante a visita na CAB (Centro de Tratamento da água) os alunos entrevistaram um funcionário, no intuito do mesmo compartilhar sua experiência e explicar como funciona o tratamento da água antes de ir para nossa casa.

Articulação com o currículo

Trabalhamos com a geografia visando o estudo das características do ambiente onde está instalada a CAB e como é organizada a rede de distribuição. Em ciências estudamos a fórmula da água e seus estados, português e arte trabalhamos a produção textual e desenhos artísticos a partir da experiência vivida durante o desenvolvimento do projeto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Reuniões e grupos de estudos para socializar as descobertas de cada aluno.

Ficha Técnica
Escola
COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PONTES E LACERDA - CEPEL

Turma
3º ano EF I

Número de alunos
29

Educadores
Solange Paglarini

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

O projeto ajudou a instigar o interesse dos alunos pela pesquisa e nas atividades em sala de aula, gostei muito.