Paisagem
“ Foi muito legal. Aprendi coisas muito interessantes e com o projeto “Paisagens” percebi que tudo o que a gente consegue ver é paisagem. Existem paisagens modificadas e paisagens naturais e, nós podemos transformar as paisagens sem prejudicar o meio ambiente.
Aluna: Samanta de Jesus Ferreira | aluno(a)
Expedição Investigativa
Um lindo e encantador passeio no Parque das Araras foi o território explorado pela turma do 4 ano B para a realização da Expedição Investigativa.
Objetivos
Reconhecer os diferentes elementos que caracterizam o ambiente natural.
Identificar as alterações provocadas pelos seres humanos no ambiente natural.
Perceber os cuidados necessários no meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
João Monteiro _ Geógrafo
Articulação com o currículo
O projeto foi desenvolvido de forma dinâmica e, todas as questões, curiosidades e interesses das crianças foram dinamizados pelas disciplinas de Ciências e Geografia.
Para abrir a construção de pesquisas e ampliar os saberes as crianças questionaram sobre:
De onde vem as águas da paisagem e sua distribuição?
Paisagem e meio ambiente são a mesma coisa?
Por que existem plantas medicinais?
O que é paisagem sustentável?
Paisagem modificada prejudica os seres vivos?
A partir dessas questões o trabalho pedagógico foi dinamizado e, a integração entre as disciplinas indicadas foram marcas do processo, destacando a sensibilização das crianças para com o processo de cuidado e preservação da paisagem que ilustra o ambiente vivido.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu através de uma roda de conversa, onde as crianças socializaram suas percepções sobre a expedição realizada e, de forma democrática e participativa, sugeriram alguns temas, sendo escolhido o TEMA PAISAGEM.