Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Turismo Minha Cidade é Bela. Através do projeto,realizamos um passeio muito interessante que mudou nossa visão sobre o turismo, tivemos a oportunidade de usufruir de informações e curiosidades, que mesmo morando aqui não tínhamos conhecimento, conhecer o processo pelo qual o vinho passa, como ocorreu a formação dos geodos foi muito bom, mas o principal ponto foi aprendermos que devemos ser uma cidade hospitaleira, saber receber bem os nossos turistas e divulgar nossas riquezas.
Letícia Ransan | aluno(a)
Expedição Investigativa

O interesse ficou mais centralizado na questão turística como oportunidade empreendedora, a qual deve ser melhor explorada, pesquisada e aproveitada pela comunidade escolar e em geral, através de troca de experiências, relatos dos envolvidos, formação para o turismo e conhecimento acerca do turismo dos pequenos e grandes centros. Os alunos e professores organizaram uma entrevista em sala de aula, a qual será aplicada pelos alunos, junto aos envolvidos com o turismo.

Objetivos

Estimular a tomada de atitudes condizentes com as de população de cidades turísticas, reconhecendo as belezas naturais do município, percebendo o diferencial e o potencial turístico da cidade de Ametista do Sul, com vistas à formação para o desenvolvimento turístico e empreendedor, ampliando as possibilidades e oportunidades de trabalho para a população ametistense no ramo turístico.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, Prefeitura Municipal, Secretaria do Turismo, Igreja São Gabriel, Shopping das Pedras, Vinícola Ametista, Garimpo do Sr. Nerci, Soberanas Expopedras 2016, hotéis e restaurantes locais.

Articulação com o currículo

Entrevista com pessoas ligadas ao turismo: Conhecer como os turistas são recepcionados em Ametista do Sul.
Roda de conversa: O que é necessário saber sobre o município para apresentá-lo bem aos turistas; Como e onde buscar conhecimentos e informações relevantes sobre o município; formação geológica; extração e beneficiamento das pedras; exportação; processo de produção de uva e vinho.
Soberanas Expopedras 2016 na Escola:Como divulgar o município de Ametista do Sul e o turismo local para outras cidades;
Como se portar frente aos visitantes; A experiência e o conhecimento como formação para a vida; O desafio como estímulo para sair da zona de conforto em busca de conhecimento e novas oportunidades.
Como Tudo Começou: A formação geológica; Como foram encontradas os primeiros geodos de ametista;
Viagem Turística: Aquisição de novos conhecimentos.


Ficha Técnica
Escola
EMEF JOHN KENNEDY

Diretor
Juliana S. Lucietto

Turma
8º, 9º Anos

Número de alunos
140

Educadores
LARISSA PEREIRA GIORDANI, GERUSA PERLA DE JESUS, ELIANE CAPRA E ADRIANE SOUZA, CLARICE ZANATTA, RESELENE CASSOL, SERLENE GARLET, KARYN ZANATTA, LEANDRO UES.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Trabalhar com o tema Turismo nos possibilitou ampliar nossos conhecimentos sobre os pontos turísticos de nossa cidade, as visitas e palestras também auxiliaram muito nesse sentido. Alunos e professores tiveram maior compreensão da importância de receber bem os turistas para que eles divulguem as belezas de nosso município e voltem com mais turistas, contribuindo assim para geração de mais empregos aumentando a economia local.
Gerusa Perla de Jesus | Professor(a)