BRINCANDO E APRENDENDO NOS DIFERENTES ESPAÇOS
“ Gosto de brincar lá em cima na casinha e de terra.
João Germano Alves Triches | aluno(a)
“ Vejo que meu filho gosta de brincar fora, no parque, porque todas às vezes que passamos por um parque ele aponta e fala: "creche, creche".
Jéssica Rayana Munzlinger | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizado um passeio com as crianças até a Esc. Mun. Pe Nicolau Gouverneur de São Carlos para brincar no parque. Ao retornar para o CEIM responderam ao seguinte questionamento: o que vocês mais gostaram no parque? Que brinquedo você gostaria que tivesse no parque do nosso CEIM?
Em seguida, cada um representou através de desenho o brinquedo que mais gostou no parque. Os desenhos foram expostos no CEIM.
Objetivos
Organizar contextos significativos para as crianças nos espaços, onde elas possam colocar-se em relação umas com as outras e sintam-se desafiadas a interagir com diferentes materiais, legitimando o princípio de que todos os espaços são potencialmente promotores da brincadeira, do movimento, da interação e da aprendizagem como um todo.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, crianças, pais, UNOPAR, Empresa Bruwick, E. M. Pe Nicolau Gouverneur, Silvio Lehnen
Articulação com o currículo
1. Painel: linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade. 2. Confecção das orelhas coelho e Brincadeira do Coelhinho sai da toca: Linguagens oral, corporal, identidade e autonomia, movimento, matemática. 3. Brincadeira “Doroteia Centopeia”: Linguagens oral e escrita, corporal, identidade e autonomia, música e artes visuais, matemática. 4. Amarelinha no pátio: Linguagem matemática, corporal e visual; Movimento; Identidade e autonomia. 5. Casinha no parque: Identidade e autonomia; Linguagem oral e escrita; Movimento; Linguagem matemática; Natureza e sociedade; Artes visuais. 6. Mostra de Trabalhos: Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade; Identidade e autonomia; Artes visuais.