Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO E APRENDENDO NOS DIFERENTES ESPAÇOS Gosto de brincar lá em cima na casinha e de terra.
João Germano Alves Triches | aluno(a)
Vejo que meu filho gosta de brincar fora, no parque, porque todas às vezes que passamos por um parque ele aponta e fala: "creche, creche".
Jéssica Rayana Munzlinger | responsável
Expedição Investigativa

Foi realizado um passeio com as crianças até a Esc. Mun. Pe Nicolau Gouverneur de São Carlos para brincar no parque. Ao retornar para o CEIM responderam ao seguinte questionamento: o que vocês mais gostaram no parque? Que brinquedo você gostaria que tivesse no parque do nosso CEIM?
Em seguida, cada um representou através de desenho o brinquedo que mais gostou no parque. Os desenhos foram expostos no CEIM.

Objetivos

Organizar contextos significativos para as crianças nos espaços, onde elas possam colocar-se em relação umas com as outras e sintam-se desafiadas a interagir com diferentes materiais, legitimando o princípio de que todos os espaços são potencialmente promotores da brincadeira, do movimento, da interação e da aprendizagem como um todo.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, crianças, pais, UNOPAR, Empresa Bruwick, E. M. Pe Nicolau Gouverneur, Silvio Lehnen

Articulação com o currículo

1. Painel: linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade. 2. Confecção das orelhas coelho e Brincadeira do Coelhinho sai da toca: Linguagens oral, corporal, identidade e autonomia, movimento, matemática. 3. Brincadeira “Doroteia Centopeia”: Linguagens oral e escrita, corporal, identidade e autonomia, música e artes visuais, matemática. 4. Amarelinha no pátio: Linguagem matemática, corporal e visual; Movimento; Identidade e autonomia. 5. Casinha no parque: Identidade e autonomia; Linguagem oral e escrita; Movimento; Linguagem matemática; Natureza e sociedade; Artes visuais. 6. Mostra de Trabalhos: Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade; Identidade e autonomia; Artes visuais.


Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Municipal Pequeno Príncipe

Diretor
Clari Niederle Ortmeier

Turma
Turmas 1 e 2

Número de alunos
26

Educadores
Tania Maria Schabarum Hillesheim e Marceli Ines Klein

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga - SC
Brincando nos espaços, com seus brinquedos e objetos variados, e escolhendo o espaço que deseja brincar e com quem deseja brincar é uma atividade enriquecedora, visto que as trocas de saberes ocorrerão naturalmente.
Marceli Inês Klein | Professor(a)