Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Planejamento e Custo de Uma Viagem O projeto foi importante por que aprendemos a trabalhar em grupo, participar, cooperar. aprendemos ler interpretar e construir gráficos e tabelas. Nosso projeto não envolveu só a matemática mas, a geografia, a história e a língua portuguesa. Aprendemos o valor da parceria sem perder o foco e a serenidade.
Kauany, Daiane, Maicon e Glória | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi na unidade do Sicredi. A gerente explanou sobre a parceira feita com as Escolas através da pedagogia de projetos, falou sobre a história do cooperativismo e. esclareceu a diferença entre banco e cooperativa, cliente e associado, como poupar, empréstimo, juros, participação dos lucros. Trocamos ideias sobre as ações da parte financeira do projeto tais como; venda de merenda, brechó,etc.

Objetivos

Através do estudo matemático e de conhecimentos das ciências humanas proporcionar aos alunos o aprendizado do planejamento e de como realizar um sonho de viagem da turma, para que eles aprendam que o planejamento,a organização e o foco são essenciais para a realização de qualquer desejo pessoal ou profissional.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 9º ano,professora de Matemática, Geografia, História e Português.

Articulação com o currículo

Leitura e interpretação de gráficos no contexto do cotidiano, construção de gráficos e tabelas,sistema monetário, número decimal, ângulos, números positivos e negativos, porcentagem, pesquisa sobre o custo da viagem de acordo com o destino escolhido por cada grupo, estudo do local que desejam conhecer destacando pontos de interesse, distância, trajetos, construindo um mapa. Escrever e-mails para as empresas selecionadas usando um texto formal. Pesquisar e escrever um texto sobre o histórico do local de interesse.Analisar os orçamentos e apresentá-los aos colegas através de tabelas e gráficos, preparar a documentação

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, em uma roda de conversas, os alunos falaram sobre: diferença entre banco e cooperativa, cliente e associado; quem pede empréstimo paga juros, cooperativismo, que ações se pode fazer para pagar a viagem e como a instituição pode colaborar, registro das ações no caderno dos sonhos e no livro caixa, o futuro pode passar por um estágio no Sicredi.

Ficha Técnica
Escola
EMEF. Prof Adelmo Simas Genro

Diretor
Pedro Adamar Oliveira dos Santos

Turma
91

Número de alunos
13

Educadores
Sonia Medeiros, Marcia Benaduce, Ana Maria Feltrin e Flaviana

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DO PARQUE INDUSTRIAL

Apoiadores
Bolsistas Pibid/subprojeto Matemática do Centro Universitário Franciscano

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto
Este trabalho foi importante pois estar fundamentada na pedagogia de projetos favorecendo a relação de variados conteúdos facilitando aos educandos a construção de seus conhecimentos, do trabalho em grupo da interdisciplinaridade. A metodologia de projetos esta focada no planejamento,organização, pesquisa, cooperação sendo uma prática focada no ensinar e aprender significativamente.
Sonia Regina Prado de Medeiros | Professor(a)