Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vivendo e aprendendo “ Eu fiquei com medo das tartarugas, elas são feias né profª Jéssika” “ Nos temos que cuidar dos animais né profª, eles são muito queridos” “Gosto muito dos animais” “ Profª o nome do nosso peixe pode ser Nemo”
Cecilia L. Wohlemberg | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu na sala de aula. Cada aluno tirou um animal da caixa. Levamos para sala alguns animais, como: tartarugas, passarinhos, hamster, gato. As crianças adoraram, pois puderam pegar e conhecer um pouco mais. Os alunos trouxeram seu animal de pelúcia, onde brincaram e dividiram com os amigos, fizeram um cartaz, brincaram com massinha, fizeram vários animais. Temos na sala também nosso peixe o NEMO. As crianças cuidam dele e trocam a água do aquário.

Objetivos

Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação, quanto as suas características especificas. Desenvolver habilidades corporais, tão necessários nesta fase do desenvolvimento.

Comunidade de Aprendizagem

Conversa com a tia Aninha sobre os animais que trouxe , como são cuidados, como se alimentam, e conversa com a Karina que trouxe seu animalzinho também .

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita: Aprender a escutar e esperar sua vez de falar;
Arte e movimento: Explorar diferentes formas e texturas; Aprimorar a motricidade ampla e fina;
Natureza e sociedade: Perceber-se como parte fundamental na natureza, sendo capaz de transformá-la, mas tendo o dever de preservá-la.
Conhecimentos matemáticos: Quantidade.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Luterano Rui Barbosa

Diretor
Carlos Kracke

Turma
Maternal I

Número de alunos
10

Educadores
Jéssika Fernanda Valter

Estado
Paraná

Município
Marechal Cândido Rondon

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DA AVENIDA MARIPA

Apoiadores
Juciane Bazzo Henn

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
Em todos os momentos do projeto o respeito e cuidado com os animais foram enfatizados e incentivados. Muitos animais ainda não foram conhecidos, mas dos que foram apresentados, as crianças apreciaram, observaram, questionaram, respeitaram, e principalmente tudo foi realizado de maneira lúdica e através de brincadeiras.
Jéssika Fernanda Vater | Professor(a)