Classificação: Linguagem
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Contos de Fadas
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada com os "Contos de Fadas" e, a dinamicidade com que a professora desenvolveu a mesma e, as atividades desencadeadas a partir das histórias possibilitaram muito diálogo entre os integrantes da turma.

Objetivos

Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
Dinamizar a leitura na escola.
Tornar a escrita uma ação prazerosa e de emancipação.
Conhecer diferentes histórias.

Comunidade de Aprendizagem

Rosa Ribeiro

Articulação com o currículo

O projeto foi desenvolvido na área de Linguagem, promovendo a integração da disciplina de Língua Portuguesa com a disciplina de Artes. Foram realizadas muitas produções, garantindo as crianças:
a) Argumentar sobre opiniões expostas em situações comunicativas orais.
b) Reconhecer o gênero discursivo.
c) Localizar informações explícitas nos gêneros textuais.
d) Ler com fluência em diferentes situações.
e) Reelaborar os próprios textos, considerando o gênero, o objetivo, o leitor, o suporte e o contexto de circulação.
f) Manifestar de forma inventiva, utilizando os diferentes materiais, instrumentos e recursos visuais e plásticos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica, através de votação, onde as crianças, a partir do desenvolvimento de diferentes atividades relacionadas a expedição investigativa elegeram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Monteiro Lobato

Turma
4 ano

Número de alunos
24

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Através do projeto as crianças começaram a desenvolver o hábito de ler e, com prazer, fato que, me deixa feliz e muito realizada, pois hoje, a leitura e a escrita não estão mais associadas aos deveres escolares, e fazem parte da cultura da infância vivida pelas crianças da minha turma. Os desafiei sim! E, eles aceitaram os desafios e, com dinamismo leem, escrevem, reescrevem e contam suas leituras.