Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O vento Foi muito legal! Eu aprendi várias coisas sobre o vento, entre elas, que o vento não tem cor, que ele carrega as nuvens e que ele seca a roupa. Aprendi que existem vários tipos de vento:brisa, furacão, redemoinho e outros. A gente fez um livro sobre poemas de ventos, conhecemos a Ruth Rocha, através do seu livro “O ventinho”, fizemos cartazes gigantes e construímos um cata-vento. Gostei muito de fazer o projeto.
Yasmin Ferreira Araújo Botelho | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada com a leitura contextual da História O Ventinho de Ruth Rocha. Após leitura diversas atividades foram realizadas, permitindo a interpretação e a criação das crianças.

Objetivos

Desenvolver o hábito de leitura e escrita de forma prazerosa.
Incentivar a partilha das leituras realizadas por meio de estratégias dinâmicas.
Promover a socialização de diferentes pontos de vista.
Reconhecer no contexto das obras lidas os aspectos centrais e com eles produzir outras formas de registro.

Comunidade de Aprendizagem

Maria do Rosário _ Bióloga
Maria Vieira _ Pedagoga / Artes

Articulação com o currículo

O projeto foi incentivado inicialmente com o propósito de garantir os direitos de aprendizagem na área de Linguagem. Na Expedição Investigativa, a professora deparou-se com o interesse revelado pelas crianças em estudar sobre o vento. Seguindo as etapas metodológicas, a área que subsidiou os estudos foi a de Ciências da Natureza.
Diversos interesses e curiosidades foram revelados pelas crianças, entre eles:
• Por que o vento seca as roupas?
• Do que o vento é formado?
• Como o vento voa no céu?
• Por que o vento faz barulho?
• Por que o vento é invisível?
• Como ficaria o planeta se não houvesse o vento?
• Como se forma um furacão?
• Por que sentimos o vento?
• Por que o vento carrega coisas?
• Por que o vento nos refresca?
• De onde vem o vento?
• As ondas de calor podem acabar com o vento?
• O vento forte pode ficar fraco, como?
• O vento pode ser pego?
• O que é o vento?
As perguntas foram aprofundadas e o currículo foi dinamizado.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear deu-se através da votação do tema do projeto, onde todas as crianças, a partir da dinâmica de roda de conversa, defenderam seus pontos de vistas e, elegeram o tema O VENTO.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL PAULO FREIRE

Turma
4 ano A

Número de alunos
19

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Com o projeto a aprendizagem foi significativa e, além do contexto das perguntas do índice formativo, as crianças produziram textos na perspectiva poética para edificar o processo de construção dos conhecimentos dinamizados durante a construção do Projeto O Vento. O projeto foi dinâmico, participativo e rompeu com a visão diretiva que eu tinha como professora, permitindo a aprendizagem significativa de todos nós e, uma linda interação de todos como protagonistas.