Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA
Expedição Investigativa

Por meio de um questionário investigativo enviado aos pais, realizamos a nossa expedição investigativa com as seguintes perguntas exploratórias: - A criança ouve leitura em casa? Quem lê? Em que horário? Que tipo de livro? Você adquire livros frequentemente para seu filho? Quem escolhe o tipo de livro a ser comprado?Seu filho demonstra interesse por materiais de leitura? Quais?

Objetivos

Estimular no aluno o gosto pela leitura desenvolvendo uma pratica pedagógica que motive os alunos ao habito da leitura. Proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, provocando o gosto pela diversidade textual, juntamente com a sua família.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos e professores

Articulação com o currículo

Jogo dos crachás: identificação de cada um
Enfeitar a maleta da leitura que vai pra casa com os livros
Músicas temáticas: apresentação para as mães, festa junina e dia dos pais
Construção do “Livro da Vida”: confecção de um livro com os trabalhos desenvolvidos em sala de aula
Leitura em família: os alunos irão levar livros e mix de portadores de leitura (gibis, jornais, revista). para casa para ler com os pais

Registros da leitura: relatos da leitura feita com os pais, com a visão dos pais e ilustração dos alunos
Hora do conto: leitura em sala de aula de histórias infantis

Produção de desenhos: ilustração das histórias
Aprender o alfabeto brincando


Ficha Técnica
Escola
EMEI GRALHA AZUL

Diretor
ADRIANA PERES MULER

Turma
Pré II A

Número de alunos
19

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Itaara

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITAARA

Assessoria Pedagógica
LETICIA CONCATO
A turma está participando ativamente do projeto, estão diariamente em contato com diversos portadores de leitura. Os alunos ouvem a história, levam material para casa e criam uma nova aventura para o personagem, e esta nova história é lida para os colegas. Ver a satisfação do autor da nova história é a confirmação de que vale a pena incentivar e promover a qualidade na educação.
Livia Roberta Magalhães Soares | Professor(a)