Classificação: Leitura e escrita
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

É importante ler Gostei dos jogos, de memória, quebra - cabeça e outros. Os livros que a gente lê e que os colegas leem pra gente são bem legais. Gostaria de mais atividades de brincar.
Mateus da Silva dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pergunta Exploratória: Ler pra quê?
A expedição aconteceu na biblioteca da escola, no qual os alunos tiveram pouco interesse pelos livros e maior interesse por jogar no celular e com jogos pedagógicos.

Objetivos

Por ser uma turma com uma característica peculiar de alunos com idade avançada no 4 ano, a professora percebeu que precisa trabalhar muito a leitura, pois a maioria não consegue ler. Diante disso, o objetivo geral do projeto é estimular o pensamento reflexivo, minimizando as possíveis dificuldades na aquisição da escrita e da leitura conquistando um aprendizado concreto.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos e professores.

Articulação com o currículo

Leitura e in-terpretação.
Produção de textos.

Redação
Dicionário

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição, os alunos realizaram a roda de conversa, onde eles entenderam que precisam aprender a ler para que possam descobrir várias outras coisas e para que possam entender o que estão lendo e as mensagens que recebem.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Fundamental Dr Cláudio Teixeira Bulcão

Turma
4°ano A

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto
As atividades com jogos são bem mais gostosas de se trabalhar e bem mais aceitas do que a leitura de qualquer texto, por menor que seja ou copiar a matéria do quadro.
Valéria Alves | Professor(a)