ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
“ Aprendi que as comidas podem deixar a gente doente, tem que comer comidas saudáveis, porque a comida da fábrica tem muitos conservantes e isso não faz bem, o corpo não cresce com energia e fica doente.
Rubens Garlet | aluno(a)
Expedição Investigativa
Será realizado um piquenique, onde as crianças com os pais irão trazer seu alimento predileto para compartilhar, seja ele industrializado ou não. Após, os participantes serão conduzidos a uma horta, onde poderão observar diversas espécies de plantas alimentares. Serão convidados a experimentar frutas da estação e explorar as diferenças entre os alimentos naturais e os industrializados, para que haja conscientização da necessidade de produzir alimentos saudáveis.
Objetivos
Reconhecer e inserir no ambiente escolar alimentos que fazem bem a saúde, identificando frutas, legumes, raízes e outras como fontes importantes de nutrição, vitaminas e saúde, incentivando as crianças a desenvolverem práticas alimentares saudáveis.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, nutricionista escolar, professoras da turma.
Articulação com o currículo
Organização de confraternização: contar história; Identificar diferenças dos alimentos naturais e industrializados; Construção de painel, com rótulos de alimentos industrializados e imagens de alimentos não industrializados; Construir jogos pedagógicos com figuras de frutas; Representar história através de desenhos, trabalhos artísticos envolvendo.
Roda de Conversa com Nutricionista da Escola: Comer de forma saudável e equilibrada; Importância da alimentação saudável; O que acontece quando não nos alimentamos bem; Escolher corretamente os alimentos que consumimos;
Desafiando o Paladar: experimentando diferentes sabores;
Oficina da Alimentação com as mães: Aproveitamento de alimentos abundantes produzidos pela família em hortas.
Apreciação de alimentos com as famílias: Incentivar a construção de hortas comas famílias; Distribuir mudas de plantas alimentares.