Classificação: Alimentação Saudável
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Aprendi que as comidas podem deixar a gente doente, tem que comer comidas saudáveis, porque a comida da fábrica tem muitos conservantes e isso não faz bem, o corpo não cresce com energia e fica doente.
Rubens Garlet | aluno(a)
Expedição Investigativa

Será realizado um piquenique, onde as crianças com os pais irão trazer seu alimento predileto para compartilhar, seja ele industrializado ou não. Após, os participantes serão conduzidos a uma horta, onde poderão observar diversas espécies de plantas alimentares. Serão convidados a experimentar frutas da estação e explorar as diferenças entre os alimentos naturais e os industrializados, para que haja conscientização da necessidade de produzir alimentos saudáveis.

Objetivos

Reconhecer e inserir no ambiente escolar alimentos que fazem bem a saúde, identificando frutas, legumes, raízes e outras como fontes importantes de nutrição, vitaminas e saúde, incentivando as crianças a desenvolverem práticas alimentares saudáveis.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, nutricionista escolar, professoras da turma.

Articulação com o currículo

Organização de confraternização: contar história; Identificar diferenças dos alimentos naturais e industrializados; Construção de painel, com rótulos de alimentos industrializados e imagens de alimentos não industrializados; Construir jogos pedagógicos com figuras de frutas; Representar história através de desenhos, trabalhos artísticos envolvendo.
Roda de Conversa com Nutricionista da Escola: Comer de forma saudável e equilibrada; Importância da alimentação saudável; O que acontece quando não nos alimentamos bem; Escolher corretamente os alimentos que consumimos;
Desafiando o Paladar: experimentando diferentes sabores;
Oficina da Alimentação com as mães: Aproveitamento de alimentos abundantes produzidos pela família em hortas.
Apreciação de alimentos com as famílias: Incentivar a construção de hortas comas famílias; Distribuir mudas de plantas alimentares.


Ficha Técnica
Escola
EMEF JOHN KENNEDY

Diretor
JULIANA CRISTINA SGANZERLA LUCIETTO

Turma
1º ANO 1

Número de alunos
18

Educadores
ADRIANE TROIAN REOLON

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Assessoria Pedagógica
FAI FACULDADES DE ITAPIRANGA
O projeto me ajudou no desenvolvimento das aulas e dos conteúdos, por instigar os sentidos de desenvolver a consciência do verdadeiro sentido de uma alimentação saudável. A participação foi muito boa e os resultados estão surgindo, fica como desafio a mudança dos hábitos alimentares na prática do dia-a-dia.
Adriane Reolon | Professor(a)