Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Organizando a Biblioteca  Ler livros.
 Que tem que arrumar os livros;
 Que devemos deixar os livros arrumados;
 Que não podemos desarrumar a biblioteca;
 Eu aprendi que se arrumar a biblioteca, ela melhora para fazer as coisas;
 A cooperar;
 A trabalhar com outras pessoas;
 Eu aprendi que não podemos rasgar as capas dos livros;
 Que nós temos que organizar a biblioteca;
 Aprendi a arrumar os livros.
Alunos | aluno(a)
Que linda ficou a biblioteca
Nossos filhos estão de parabéns
Pais que visitaram a biblioteca no dia 13/09/2017. | responsável
Expedição Investigativa

• Nas aulas de artes com a professora Juliana Toiller, cada aluno confeccionou seu binóculo com rolos de papel, tinta têmpera e barbante;
• Preparação com a professora titular das turmas 1º, 2º e 3º anos um texto coletivo, organizando um roteiro de como seria a expedição na biblioteca. Os alunos investigaram com os binóculos, com “ênfase” no desejo do que queriam encontrar.
O que queremos ver na biblioteca?

Objetivos

• A partir do que as crianças querem ver na biblioteca, construir um espaço que tenha significado para ela.

Comunidade de Aprendizagem

• Professora de artes contribuindo na confecção de binóculos para realizar a expedição investigativa;
• Servente da escola com a colaboração da limpeza diária da biblioteca;
• Equipe da SMECD contribuindo com auxilio pedagógico e assessoria para arrumar os computadores;
• Participação dos pais na sacola da leitura e retirada dos livros, que são “lidos” em casa;
• Assessoria do PUFV na elaboração e execução do projeto.

Articulação com o currículo

Livro de registro dos livros, para verificar a quantidade (estimativa, milhar, centena, dezena e unidade); Formas geométricas: identificar, reconhecer formas observados na biblioteca (maquete representando a planta baixa e em terceira dimensão);Gêneros textuais dos livros lidos na biblioteca;Produção textual coletivo e individual (orais e escritos);Rotina semanal organizando atividades na biblioteca;Compreensão e interpretação oral e escrita de diversos gêneros textuais;Leitura oral, silenciosa, coletiva, sequenciada;Poemas acrósticos individual e coletivo, utilizando palavras relacionadas ao espaço da biblioteca (organização, biblioteca, livros, projeto);Fichas de leituras;Aprender a votar e escolher através das rodas de conversas, diversas opiniões;Ações cooperativas (organizar biblioteca, limpar, separar peças de jogos, conservar limpo...);Valores (cooperação e cidadania);

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

• Em uma roda de conversa com os alunos definimos o tema do projeto. Os alunos sugeriram nomes e após realizamos a votação com contagem das mãos;
• Temas sugeridos:
 Organizando a biblioteca!
 Biblioteca da escola.
 Bem-vindo à biblioteca!
• Por nove votos, o tema é: ORGANIZANDO A BIBLIOTECA!

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes

Diretor
Cecilia Zenir Kaufmann

Turma
1º ao 5º anos

Número de alunos
23

Educadores
Adriana Maria Werlang, Cecilia Zenir Kaufmann e Juliana Toillier

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passo do Sobrado

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PASSO DO SOBRADO

Assessoria Pedagógica
Rodrigo Corrêa Rodrigues
Aprendemos com os nossos alunos que não só ensinamos como também aprendemos sempre;Nossa biblioteca se transformou em um espaço de muitas aprendizagens
Cecilia Zenir Kaufmann e Adriana Werlang | Professor(a)

Repercussão na mídia

facebook