Organizando a Biblioteca
“ Ler livros.
Que tem que arrumar os livros;
Que devemos deixar os livros arrumados;
Que não podemos desarrumar a biblioteca;
Eu aprendi que se arrumar a biblioteca, ela melhora para fazer as coisas;
A cooperar;
A trabalhar com outras pessoas;
Eu aprendi que não podemos rasgar as capas dos livros;
Que nós temos que organizar a biblioteca;
Aprendi a arrumar os livros.
Alunos | aluno(a)
“ Que linda ficou a biblioteca
Nossos filhos estão de parabéns
Pais que visitaram a biblioteca no dia 13/09/2017. | responsável
Expedição Investigativa
• Nas aulas de artes com a professora Juliana Toiller, cada aluno confeccionou seu binóculo com rolos de papel, tinta têmpera e barbante;
• Preparação com a professora titular das turmas 1º, 2º e 3º anos um texto coletivo, organizando um roteiro de como seria a expedição na biblioteca. Os alunos investigaram com os binóculos, com “ênfase” no desejo do que queriam encontrar.
O que queremos ver na biblioteca?
Objetivos
• A partir do que as crianças querem ver na biblioteca, construir um espaço que tenha significado para ela.
Comunidade de Aprendizagem
• Professora de artes contribuindo na confecção de binóculos para realizar a expedição investigativa;
• Servente da escola com a colaboração da limpeza diária da biblioteca;
• Equipe da SMECD contribuindo com auxilio pedagógico e assessoria para arrumar os computadores;
• Participação dos pais na sacola da leitura e retirada dos livros, que são “lidos” em casa;
• Assessoria do PUFV na elaboração e execução do projeto.
Articulação com o currículo
Livro de registro dos livros, para verificar a quantidade (estimativa, milhar, centena, dezena e unidade); Formas geométricas: identificar, reconhecer formas observados na biblioteca (maquete representando a planta baixa e em terceira dimensão);Gêneros textuais dos livros lidos na biblioteca;Produção textual coletivo e individual (orais e escritos);Rotina semanal organizando atividades na biblioteca;Compreensão e interpretação oral e escrita de diversos gêneros textuais;Leitura oral, silenciosa, coletiva, sequenciada;Poemas acrósticos individual e coletivo, utilizando palavras relacionadas ao espaço da biblioteca (organização, biblioteca, livros, projeto);Fichas de leituras;Aprender a votar e escolher através das rodas de conversas, diversas opiniões;Ações cooperativas (organizar biblioteca, limpar, separar peças de jogos, conservar limpo...);Valores (cooperação e cidadania);
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
• Em uma roda de conversa com os alunos definimos o tema do projeto. Os alunos sugeriram nomes e após realizamos a votação com contagem das mãos;
• Temas sugeridos:
Organizando a biblioteca!
Biblioteca da escola.
Bem-vindo à biblioteca!
• Por nove votos, o tema é: ORGANIZANDO A BIBLIOTECA!