Valores éticos na escola
Expedição Investigativa
A turma foi presenteada pela Professora Daiane com a Pergunta Exploratória _ Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção? , e, assim a Expedição Investigativa foi realizada,através de um vídeo sobre atitudes humanas, com a efetiva atenção das crianças, com seus olhares receptivos e atentos.
Objetivos
Estimular a prática da convivência ética nas relações cotidianas.
Reconhecer os valores necessários a uma convivência saudável.
Defender os direitos humanos.
Vivenciar práticas éticas, solidárias e respeitosas no contexto escolar e extra escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Alex Pfeifer
Articulação com o currículo
A articulação do Currículo ocorreu a partir da área de Ciências Humanas, que reconheceu a necessidade pontual de trabalhar os valores no contexto da realidade do 5 ano.
Essa área dialogou sobre as questões que surgiram no Índice Formativo:
a) Quem é o responsável por transmitir os valores para as crianças?
b) Quem cobra os valores na escola?
c) Como podemos melhorar e praticar os valores na escola?
d) Qual a diferença entre ética, moral e valores na escola?
e) Como a ética e os valores influenciam na vida?
Essas questões e outras que posteriormente surgiram, foram exploradas na disciplina de Educação Religiosa e, dinamizadas a partir das disciplinas que integraram a área de Linguagem, utilizando de diferentes estratégias lúdicas e interativas que possibilitaram as vivências das crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear deu-se de forma dinâmica,utilizando duas técnicas: diálogo circular e votação. Entre os temas compartilhados:
Reciclagem do lixo; Faça o bem; Boas maneiras; Ajudar ao próximo
e Valores éticos na escola, as crianças, na escolheram o Tema: VALORES ÉTICOS NA ESCOLA.