Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2013 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo o meu corpinho "O desenvolvimento de um projeto no berçário me chamou a atenção, em especial o tema, afinal essas crianças estão em fase de descobertas. Eu e meu esposo observamos mudanças no comportamento da nossa filha (9 meses), e acredito que essas atitudes são provenientes do projeto."
Tatiane Moraes Dierings, mãe de aluna | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi realizada através da dramatização do livro de história infantil "O pé do Igor". Percebemos que os bebês demonstraram grande interesse pelas partes do corpo. A partir daí, aprofundamos a estimulação das partes do corpo por meio de músicas e gestos. O nome do projeto foi escolhido com o auxílio dos pais através de um questionário.

Objetivos

Reconhecer o próprio corpo e promover o desenvolvimento da expressão corporal, através de músicas e histórias, ampliando sua autoconfiança e estimulando a coordenação e a habilidade dos sentidos.

Comunidade de Aprendizagem

Oficina com os pais e educadores com a fisioterapeuta Francieli Priebe, explicando quais os movimentos e cuidados necessários no desenvolvimento motor das crianças; auxílio das famílias nas atividades pedagógicas.

Articulação com o currículo

Eixo Identidade e Autonomia: conhecimento do próprio corpo;
Eixo Corpo e Movimento: movimentos fundamentais, percepção corporal, reprodução de movimentos, movimentos corporais em relação ao gênero musical, gênero musical: músicas infantis;
Eixo Intercomunicação e Linguagens: articulação de sons e palavras.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Asilda Röpke

Diretor
Edelmaris Lasch Fey

Turma
Berçário I A

Número de alunos
13

Educadores
Henchel, Elizandra Morgenstern, Graciele Gabriel Mittanck, Débora Vinciguerra

Estado
Paraná

Município
Nova Santa Rosa

Cooperativa
SICREDI PROGRESSO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA SANTA ROSA

Assessoria Pedagógica
Gilvani Follmann Rockenbach
"Percebemos como é importante despertar os movimentos nos primeiros meses de vida de uma criança. É gratificante poder observar as respostas positivas demonstradas pelos nossos alunos através de gestos e atitudes. O trabalho com sons, músicas e gestos é de suma importância, pois desenvolve o eixo psicomotor da criança."
Ursale, Elizandra, Ingrit, Débora, Graciele | Professor(a)