Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PROJETO CARRINHOS DE ROLIMÃ: HERANÇA DOS NOSSOS PAIS O projeto por nós desenvolvido foi lindo e começou com a expedição investigativa e no caminho quando nós estávamos entrevistando as pessoas, encontramos um senhor que falou que brincava de carrinho de rolimã...achamos interessante e na roda de conversa foi o assunto mais comentado.Ai surgiu o projeto. Descobrimos que nossos pais também brincavam com esse brinquedo. Então surgiu o desafio de pedir aos pais que construíssem o carrinho junto com a gente, e muita coisa aprendemos..
Fabiula Escobar Bess | aluno(a)
Foi uma ideia brilhante, onde a professora conseguiu promover e despertar a criatividade, o interesse, o aprendizado e o conhecimento de seus alunos. Onde os mesmos tiveram que fazer pesquisas e entrevistas.Passamos em familia momentos muito bons juntos, pois houve o estreitamento de laços entre pais e filhos construindo seus carrinhos, tempo de qualidade. Ver a alegria dos olhinhos dele ao confeccionar o carrinho com o pai,na escolha de cada detalhe e a expectativa da corrida final.
Cátia Krug | responsável
Expedição Investigativa

Saímos entrevistando as pessoas no entorno da escola, para saber quais brincadeiras faziam quando crianças. Várias surgiram e até mesmo o trabalho que muitos desenvolviam ao invés de brincar. O interesse partiu então do depoimento de um senhor que falou que brincava de carrinhos de rolimã.

Objetivos

Promover a interação entre as famílias, através da construção de carrinhos; fazendo com que as crianças possam deixar de lado por um momento os brinquedos modernos e se divertir com brinquedos simples.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem esteve presente em todos os momentos, desde a expedição, na pesquisa sobre os tipos de rolamentos, tipos de madeiras, onde era possível ser encontrados os rolamentos, até no comércio que ajudou dando bonés e medalhas incentivando a corrida final, onde não teríamos vencedores. Todos receberam medalhas, pois o objetivo era com que as crianças saíssem de casa e resgatasse o brinquedo antigo construído pelos próprios pais.

Articulação com o currículo

O curriculo estava presente a todo momento, com a produção oral e escrita, em entrevistas e pesquisas. Aliada aos conhecimentos matemáticos de cálculos de custos de se produzir um carrinho. Meio ambiente: reutilização de madeiras e rolamentos. Trânsito. Meios de comunicação: divulgando a corrida em rádios, tv, mídias digitais. História dos brinquedos antigos. Relacionamento familiar e escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No conselho de grupo discutíamos várias questões, desde o título(tema)do projeto, até onde poderíamos encontrar rolamentos, seus preços, a madeira para ser feito. Até as sinalizações de trânsito e os cuidados que deveríamos ter para a realização da corrida.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Márcia Regina gerente Becker

Turma
3 º A

Número de alunos
24

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
SILVANA MARIA DALMOLIN WOHL
Resgatar um brinquedo tão envolvente e feito de materiais simples e baratos foi intrigante. Achava que o tema escolhido seria simples, pois não via possibilidades de como desenvolver um bom projeto, pois temia que iriam faltar conteúdos para trabalhar. Qual não foi minha surpresa a cada passo os conhecimentos iam sendo ampliados, as curiosidades aumentavam, e os assuntos iam surgindo. Foi maravilhoso contar com o apoio dos pais e alunos para confeccionarem os carrinhos de rolimã.
Daisy Alves Juy Selinger | Professor(a)