PROJETO CARRINHOS DE ROLIMÃ: HERANÇA DOS NOSSOS PAIS
“ O projeto por nós desenvolvido foi lindo e começou com a expedição investigativa e no caminho quando nós estávamos entrevistando as pessoas, encontramos um senhor que falou que brincava de carrinho de rolimã...achamos interessante e na roda de conversa foi o assunto mais comentado.Ai surgiu o projeto. Descobrimos que nossos pais também brincavam com esse brinquedo. Então surgiu o desafio de pedir aos pais que construíssem o carrinho junto com a gente, e muita coisa aprendemos..
Fabiula Escobar Bess | aluno(a)
“ Foi uma ideia brilhante, onde a professora conseguiu promover e despertar a criatividade, o interesse, o aprendizado e o conhecimento de seus alunos. Onde os mesmos tiveram que fazer pesquisas e entrevistas.Passamos em familia momentos muito bons juntos, pois houve o estreitamento de laços entre pais e filhos construindo seus carrinhos, tempo de qualidade. Ver a alegria dos olhinhos dele ao confeccionar o carrinho com o pai,na escolha de cada detalhe e a expectativa da corrida final.
Cátia Krug | responsável
Expedição Investigativa
Saímos entrevistando as pessoas no entorno da escola, para saber quais brincadeiras faziam quando crianças. Várias surgiram e até mesmo o trabalho que muitos desenvolviam ao invés de brincar. O interesse partiu então do depoimento de um senhor que falou que brincava de carrinhos de rolimã.
Objetivos
Promover a interação entre as famílias, através da construção de carrinhos; fazendo com que as crianças possam deixar de lado por um momento os brinquedos modernos e se divertir com brinquedos simples.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem esteve presente em todos os momentos, desde a expedição, na pesquisa sobre os tipos de rolamentos, tipos de madeiras, onde era possível ser encontrados os rolamentos, até no comércio que ajudou dando bonés e medalhas incentivando a corrida final, onde não teríamos vencedores. Todos receberam medalhas, pois o objetivo era com que as crianças saíssem de casa e resgatasse o brinquedo antigo construído pelos próprios pais.
Articulação com o currículo
O curriculo estava presente a todo momento, com a produção oral e escrita, em entrevistas e pesquisas. Aliada aos conhecimentos matemáticos de cálculos de custos de se produzir um carrinho. Meio ambiente: reutilização de madeiras e rolamentos. Trânsito. Meios de comunicação: divulgando a corrida em rádios, tv, mídias digitais. História dos brinquedos antigos. Relacionamento familiar e escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No conselho de grupo discutíamos várias questões, desde o título(tema)do projeto, até onde poderíamos encontrar rolamentos, seus preços, a madeira para ser feito. Até as sinalizações de trânsito e os cuidados que deveríamos ter para a realização da corrida.