Cartas prá quê?
Expedição Investigativa
Ao conversarmos sobre relacionamentos e redes sociais, percebemos o quão rápido se dão as relações e o quanto ocorrem mentiras e superficialidades nas mesmas. Também falamos sobre as abreviações, os erros ortográficos que ocorrem e o exagerado uso de emoctions e postagens desnecessárias nas redes sociais. Observando essa constatação dos alunos, surgiu a questão das cartas, como um meio de comunicação importantíssimo, antigamente, sobretudo para manter relações pessoais
Objetivos
Desenvolver nos alunos a expressão escrita (ortografia, coerência, coesão, clareza, a estrutura do gênero textual carta pessoal, etc), bem como, resgatar o “conhecer” o outro, calma e realmente, estabelecendo vínculos de amizade e humanismo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade.
Articulação com o currículo
Na disciplina de português os alunos produziram as cartas, as quais forma trocadas com alunos de outra escola. Além da produção das cartas os alunos desenvolveram o espírito de acolhimento, ao recebê-los para um lanche cooperativo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de uma roda de conversa, os alunos chegaram, com sua pesquisa, às seguintes conclusões:
_ Antigamente, as cartas eram um dos únicos meios de comunicação e se dava de forma lenta;
_ Muitos namoros aconteciam, por meio de cartas, e notícias importantes chegavam pelas mesmas, às vezes, bem depois dos fatos narrados terem ocorrido;
_ Precisava-se escrever com letra bonita e ter boa expressão para que o interlocutor entendesse as cartas;