Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

Cartas prá quê?
Expedição Investigativa

Ao conversarmos sobre relacionamentos e redes sociais, percebemos o quão rápido se dão as relações e o quanto ocorrem mentiras e superficialidades nas mesmas. Também falamos sobre as abreviações, os erros ortográficos que ocorrem e o exagerado uso de emoctions e postagens desnecessárias nas redes sociais. Observando essa constatação dos alunos, surgiu a questão das cartas, como um meio de comunicação importantíssimo, antigamente, sobretudo para manter relações pessoais

Objetivos

Desenvolver nos alunos a expressão escrita (ortografia, coerência, coesão, clareza, a estrutura do gênero textual carta pessoal, etc), bem como, resgatar o “conhecer” o outro, calma e realmente, estabelecendo vínculos de amizade e humanismo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade.

Articulação com o currículo

Na disciplina de português os alunos produziram as cartas, as quais forma trocadas com alunos de outra escola. Além da produção das cartas os alunos desenvolveram o espírito de acolhimento, ao recebê-los para um lanche cooperativo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através de uma roda de conversa, os alunos chegaram, com sua pesquisa, às seguintes conclusões:
_ Antigamente, as cartas eram um dos únicos meios de comunicação e se dava de forma lenta;
_ Muitos namoros aconteciam, por meio de cartas, e notícias importantes chegavam pelas mesmas, às vezes, bem depois dos fatos narrados terem ocorrido;
_ Precisava-se escrever com letra bonita e ter boa expressão para que o interlocutor entendesse as cartas;

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisco Giuliani

Diretor
César Luís Bertulini

Turma
7º ano B

Número de alunos
25

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
Cotrisel

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto
Acredito que os projetos são bastante importantes para a escola, os alunos sentem-se motivados e participam com interesse. Trabalho em dois projetos diferentes atualmente, e percebo, em ambos, o desenvolvimento de diferentes habilidades.
Giliane Saldanha da Silva Soares | Professor(a)