“Diálogos escolares e formação para a autonomia”
Expedição Investigativa
Foi construído coletivamente uma atividade envolvendo um aspecto importante para os estudantes: a música como forma de expressão. Em grupos, as alunas e alunos deveriam elencar um tema de seu interesse e relacioná-lo com uma música, também de seu agrado que deveria ser apresentada e debatida pela turma. Após a escolha do tema e música, as e os estudantes pesquisaram e foram atrás de informações que agregassem à reflexão.
Objetivos
- Incentivar a autonomia e emancipação das e dos alunos;
-Desenvolver a expressão dos jovens e seu protagonismo;
- Desenvolver o apoio mútuo, respeito e responsabilidade com o coletivo (sociedade);
- Aproximar estudantes e professores.
- Pensar a realidade social do bairro, cidade, estado e país;
- Construir ações coletivas de forma horizontal;
- Identificar problemas sociais;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos – professores – comunidade – equipe escolar.
Articulação com o currículo
Além de fomentar a reflexão, a pesquisa, a interação e coletividade, a expressão e a mediação de debates, o projeto contribuiu para a aprendizagem dos seguintes temas:
- Violência contra a mulher;
- Discriminação racial;
- Uso de drogas;
- Alcoolismo;
- Desigualdade social;
- Debate sobre Legalização das drogas;
- Tráfico e violência;
- Autoritarismo escolar;
- Respeito às diferenças.
A mediação da professora se deu no sentido de enriquecer historicamente as discussões. Dessa forma, os conteúdos do currículo escolar estudados nesse projeto foram:
- Iluminismo e surgimento da ideia de igualdade entre todos os sujeitos;
- Direitos Humanos;
- Sistema capitalista;
- Escravidão no Brasil/Abolição da escravidão/Pós-abolição;
- História e cultura afro-brasileira e indígena;
- Luta pelos direitos das mulheres;
- História e educação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi construído coletivamente uma atividade envolvendo um aspecto importante para os estudantes: O processo assemblear trouxe a reflexão, a pesquisa, a interação e coletividade com a comunidade escolar.