Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

“Diálogos escolares e formação para a autonomia”
Expedição Investigativa

Foi construído coletivamente uma atividade envolvendo um aspecto importante para os estudantes: a música como forma de expressão. Em grupos, as alunas e alunos deveriam elencar um tema de seu interesse e relacioná-lo com uma música, também de seu agrado que deveria ser apresentada e debatida pela turma. Após a escolha do tema e música, as e os estudantes pesquisaram e foram atrás de informações que agregassem à reflexão.

Objetivos

- Incentivar a autonomia e emancipação das e dos alunos;
-Desenvolver a expressão dos jovens e seu protagonismo;
- Desenvolver o apoio mútuo, respeito e responsabilidade com o coletivo (sociedade);
- Aproximar estudantes e professores.
- Pensar a realidade social do bairro, cidade, estado e país;
- Construir ações coletivas de forma horizontal;
- Identificar problemas sociais;

Comunidade de Aprendizagem

Alunos – professores – comunidade – equipe escolar.

Articulação com o currículo

Além de fomentar a reflexão, a pesquisa, a interação e coletividade, a expressão e a mediação de debates, o projeto contribuiu para a aprendizagem dos seguintes temas:
- Violência contra a mulher;
- Discriminação racial;
- Uso de drogas;
- Alcoolismo;
- Desigualdade social;
- Debate sobre Legalização das drogas;
- Tráfico e violência;
- Autoritarismo escolar;
- Respeito às diferenças.

A mediação da professora se deu no sentido de enriquecer historicamente as discussões. Dessa forma, os conteúdos do currículo escolar estudados nesse projeto foram:
- Iluminismo e surgimento da ideia de igualdade entre todos os sujeitos;
- Direitos Humanos;
- Sistema capitalista;
- Escravidão no Brasil/Abolição da escravidão/Pós-abolição;
- História e cultura afro-brasileira e indígena;
- Luta pelos direitos das mulheres;
- História e educação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi construído coletivamente uma atividade envolvendo um aspecto importante para os estudantes: O processo assemblear trouxe a reflexão, a pesquisa, a interação e coletividade com a comunidade escolar.

Ficha Técnica
Escola
EMEF SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

Diretor
Míriam de Lourdes Lüdtke

Turma
9º ANO

Número de alunos
21

Educadores
Yasmin Daniella D’Avila

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Candelária

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANDELARIA

Apoiadores
Programa A União Faz a Vida; Secretaria de Educação- Escola

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa - COSTA & COSTA CONSULTORIA
O diálogo aproxima professores e alunos pelas suas dúvidas e questionamentos, caminhando para a escola horizontal, sem imposições e autoritarismo. O diálogo propicia a fala e a escuta para ambas as partes, tão necessárias ao contexto educacional que estamos vivendo.
Yasmin Daniella D’Avila | Professor(a)