COMUNICAÇÃO, EIS A QUESTÃO
“ Eu gostei de visitar o Correio e a Rádio. Aprendi como escrever uma carta e tudo que precisa para enviar pelo Correio, o selo, quem é o destinatário e o remetente, onde pôr o endereço e o CEP. Também gostei muito de enviar uma carta e receber outra de um amigo.
Cauã Silvio da Silva Cruz | aluno(a)
Expedição Investigativa
3- A expedição investigativa.
A expedição foi realizada na agência dos Correios. As crianças puderam observar as diferentes funções desenvolvidas pelo trabalho dos Correios. Foram acompanhadas pelo gerente da agência, o qual explicou todo o funcionamento interno do mesmo. Falou sobre a importância dos Correios, sobre as correspondências que chegam, e a pouca quantidade de cartas pessoais recebidas por eles.
Objetivos
Compreender os diversos tipos de comunicação.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto teve como colaboradores o gerente da agência dos Correios Sabino que explicou sobre o funcionamento do local. O carteiro que no dia da entrega das cartas aos alunos, falou sobre o seu trabalho, de como conhece todos os endereços da cidade. Ainda mencionou os tipos de encomendas que ele entrega por toda cidade. As crianças quiseram saber sobre o transporte das cartas, ele explicou que dois carteiros fazem isso de moto e outro carteiro de bicicleta.
Articulação com o currículo
Língua portuguesa: Linguagem oral e escrita, produção de bilhete, cartas, listas e convite, reestruturação de texto e atividades sobre estrutura do texto.
Arte: produção de TV, rádio com material reciclável, desenhos da agência dos Correios e pintura. Recorte e colagem de imagens representativas do espaço.
História: meios de comunicação do passado.
Geografia: lugares e regiões, mapas.
Matemática: cédulas e moedas.