TRÂNSITO É VIDA
Expedição Investigativa
A turma participou de um passeio promovido pela escola a uma outra escola situada na zona rural do município. No trajeto até a mesma, foi observado pelos alunos a travessia de pedestres fora das faixas de seguranças, principalmente em frente aos semáforos e na frente e na frente das escolas pelas quais passamos. Observamos também como algumas pessoas andam fora das calçadas, até mesmo nos pontos de ônibus, enquanto o aguardam.
Objetivos
Discutir sobre a atenção que o pedestre deve ter ao andar nas vias públicas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e a comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa:redigir redações sobre o tema Trânsito; Matemática:construir gráficos com dados coletados na brigada militar e setor de trânsito do município;
Religião: identificar atitudes de respeito e valorização da vida;
Estudos Sociais: identificar e conhecer os sinais de trânsito;
Ciências: conhecer e saber utilizar atitudes de prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A turma procurou-se auto observar-se em relação ao comportamento de cada um nas vias públicas e levar o tema ao conhecimento a outras turmas.