Jóias
Expedição Investigativa
A expedição investigativa partiu da pergunta: Quais plantas têm na escola? Foi construído um binóculo para que eles saíssem e vissem a escola com outros olhos, observando de forma diferente o que é visto todos os dias, eles tinham que perceber coisas que passam todos os dias despercebidos, logo em seguida deveriam registrar tirando fotos com a câmera da professora.
Objetivos
Como objetivo principal estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza; conscientizar sobre atitudes que favo-recém a conservação do meio ambiente, conhecer quais são os locais de cultivo e plantio, como jardins, identificar partes das plantas, valorizar a natureza e respeitá-la.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Sec. Ambiental, professores, pais, comunidade, Câmara de Vereadores.
Articulação com o currículo
Palestra: com funcionário da Secretaria Ambiental
Visita orientada: os alunos serão levados em uma floricultura para verificarem quais os tipos de flores que tem no local
Produção de desenhos: confecção de desenhos a partir da visita
Pesquisa: buscar na internet quais as flores que podemos plantar na escola, e em quais estações
Colorindo a nossa escola: plantar e cultivar flores no canto lateral da escola Oficina da pintura: restauração da pracinha.
Diário da turma: confecção de um super livro com as atividades desenvolvidas pelos alunos através de relatos e desenhos.
Pesquisa: envio de um questionário sobre a ação dos vereadores a respeito do meio ambiente. Carta: após a análise dos questionários, os alunos irão produzir uma carta com os desejos que tem a respeito do cuidado do meio ambiente.
Oficina: construção de uma ma-quete do pátio antes e depois das ações da turma.
Dia da árvore: plantação de árvores na frente da escola (em vasos).