Classificação: Auto-estima
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Os desafios do meu eu.
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada a partir de uma atividade em que os alunos escreveram uma autobiografia. Em outro momento, foram realizadas questões diretas sobre o tema, do tipo “O que você entende por autoestima?”, “Você tem autoestima?” e “Você se aceita como você é?”. Tal atividade demonstrou que a grande maioria dos alunos tem um conhecimento superficial sobre o assunto e apresentam uma baixa auto estima.

Objetivos

Desenvolver atividades que possibilitem o conhecimento desses adolescentes sobre si mesmos e sobre os demais colegas da sala, a fim de elevar sua autoestima, para desenvolvimento de um convívio melhor e aprendizagem, melhorando suas relações com o mundo, a família, a escola, a comunidade e consigo mesmo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, comunidade.

Articulação com o currículo

Português e Artes
- possibilitar o contato dos alunos com as diferentes formas de representação e expressão.
- Explorar a linguagem corporal através de oficinas (maquiagem, cabelo, entre outras) que vão ao encontro da lacuna encontrada.
História
- Trabalhar com o filme “Escritores da liberdade” – promover a reflexão em torno do racismo, preconceito e discriminação na sala de aula na forma de seminário.
- Utilizar metodologias como seminários, encenações teatrais e construção de vídeos pelos alunos, para estimular o trabalho em grupo e a valorização do “eu” no coletivo.
Ciências e Educação Religiosa
Corpo humano, sexualidade, Racismo, Auto-estima, Valorização pessoal, Respeito.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Turma
8º ano

Número de alunos
20

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Camnpal

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto
Ao trabalharmos com este tema estamos auxiliando o aluno na sua formação, pois estão em uma fase de transição e isso pode ajudar nossos alunos em seus anseios e angústias para formação de cidadãos críticos e aptos a interagir socialmente.
Simone Pesamosca | Professor(a)