Os desafios do meu eu.
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada a partir de uma atividade em que os alunos escreveram uma autobiografia. Em outro momento, foram realizadas questões diretas sobre o tema, do tipo “O que você entende por autoestima?”, “Você tem autoestima?” e “Você se aceita como você é?”. Tal atividade demonstrou que a grande maioria dos alunos tem um conhecimento superficial sobre o assunto e apresentam uma baixa auto estima.
Objetivos
Desenvolver atividades que possibilitem o conhecimento desses adolescentes sobre si mesmos e sobre os demais colegas da sala, a fim de elevar sua autoestima, para desenvolvimento de um convívio melhor e aprendizagem, melhorando suas relações com o mundo, a família, a escola, a comunidade e consigo mesmo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, comunidade.
Articulação com o currículo
Português e Artes
- possibilitar o contato dos alunos com as diferentes formas de representação e expressão.
- Explorar a linguagem corporal através de oficinas (maquiagem, cabelo, entre outras) que vão ao encontro da lacuna encontrada.
História
- Trabalhar com o filme “Escritores da liberdade” – promover a reflexão em torno do racismo, preconceito e discriminação na sala de aula na forma de seminário.
- Utilizar metodologias como seminários, encenações teatrais e construção de vídeos pelos alunos, para estimular o trabalho em grupo e a valorização do “eu” no coletivo.
Ciências e Educação Religiosa
Corpo humano, sexualidade, Racismo, Auto-estima, Valorização pessoal, Respeito.