Se eu aprender me divertindo, vou pra escola sorrindo.
“ A gente fez massinha de modelar e eu achei legal. A gente colocou farinha, aquela coisa de dar cor, daí a gente modelou, modelou até ficar boa. Foi bem legal.
Nicolas Poltronieri Piton | aluno(a)
“ Na minha opinião, esse projeto esta sendo muito proveitoso, o Gabriel está adorando todas as atividades e o fato de os pais poderem se envolver também, poderem ir para a escola, como na expedição investigativa em que a gente foi lá, ajudou nossos filhos a sentirem as sensações, os cheiros, enfim, usarem os sentidos deles com coisas do nosso cotidiano que talvez nem nos passasse pela cabeça que poderia ser feito, mas enfim, está agregando coisas novas pra nós também enquanto pais.
Silézia Maria Longaretti | responsável
Expedição Investigativa
Os alunos participaram de uma trilha sensorial, montada pelas professoras no refeitório e na sala de aula. Os alunos andaram na trilha de pés descalços para sentir as sensações ao percorrer o caminho. Durante o percurso encontraram vários tipos de sensações táteis, de paladar e olfativas. Os alunos foram bem participativos e demonstraram muito entusiasmo. Também teve a participação de várias mães que auxiliaram na realização da atividade.
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento das sensações através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, monitoras, estagiária, bióloga, técnico da Emater, famílias e funcionários.
Articulação com o currículo
Escrita, leitura, expressão oral e corporal, imaginação, tempo, espaço, lateralidade, socialização, motricidade, coordenação, órgãos dos sentidos, meio ambiente, esquema corporal, observação, quantidade, cor, forma, ordem, sequência, lógica, antes e depois.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema se deu a partir da realização da trilha sensorial na escola, onde participaram as crianças e algumas mães, e das respostas dadas pelos alunos em conversa com as professoras na sala de aula.