Círculos da Paz
“ Depoimento através de poema:
Se integrar
com as outras turmas,
é muito bom.
Trabalhamos unidos
e com muita cooperação.
Fazer a mandala
"Olho de Deus"
Simboliza as coisas boas:
paz, amor, cooperação
atitudes que temos que ter em todas as ações.
A União faz a vida.
Yasmin de Paulo Santa Anna | aluno(a)
“ Durante a atividade proposta por nossa filha de confeccionarmos uma mandala em família, tivemos a oportunidade de interagir, pois a regra proposta foi desligar a TV e o celular. Conversamos sobre a origem, simbologia, significado das cores e o que esperavam da mandala. Inicialmente, era feita quando nascia um filho. Confeccionamos e conseguimos exercitar na prática em família a significação original proposta. A paz deve ser construída.
Alexandre Antonio da Silva | responsável
Expedição Investigativa
Desde o início do ano letivo percebeu-se que entre as turmas do Ensino Globalizado havia um certo conflito. As turmas não estão se integrando e nem participam das brincadeiras com os colegas. Desta forma buscamos realizar a expedição investigativa junto as turmas verificando quais as causas do problema da não integração entre eles e que estratégias poderiam ser adotadas para minimizar os conflitos.
Objetivos
Os objetivos que nos propomos são:
-Sensibilizar alunos, professores e famílias dos aspectos que possibilitam a integração, valores e atitudes que tornem o ambiente mais prazeroso e confortável de conviver;
- Buscar através do exercício das mandalas a reflexão profunda desta simbologia que nos reportam a antiguidade, as crenças e as práticas milenares dos nossos ancestrais;
- Oportunizar momentos de lazer e integração entre pais e filhos numa construção e vivência que traga valores.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e famílias do Ensino Globalizado (2º, 3º, 4, 5º e 6º ano) da EEEM José Luchese.
Articulação com o currículo
Esse projeto teve articulação com todas as disciplinas. Foram desenvolvidas atividades como: paródias, textos, poemas, valores, atitudes, cultura indígena, meio ambiente, habilidades físicas e artísticas, histórias e operações matemáticas. Utilizou-se também metodologias diferenciadas como palestras, debates e seminários, onde oportunizou-se aos alunos se colocarem e discutirem suas percepções.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando percebeu-se essa problemática em nossa escola, realizamos um mini-seminário entre alunos e professores para debater a situação atual e pensar em ações que possam estar contribuindo com uma relação mais harmônica na escola com cooperação e respeito, construindo a paz.