Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Círculos da Paz Depoimento através de poema:
Se integrar
com as outras turmas,
é muito bom.
Trabalhamos unidos
e com muita cooperação.
Fazer a mandala
"Olho de Deus"
Simboliza as coisas boas:
paz, amor, cooperação
atitudes que temos que ter em todas as ações.
A União faz a vida.
Yasmin de Paulo Santa Anna | aluno(a)
Durante a atividade proposta por nossa filha de confeccionarmos uma mandala em família, tivemos a oportunidade de interagir, pois a regra proposta foi desligar a TV e o celular. Conversamos sobre a origem, simbologia, significado das cores e o que esperavam da mandala. Inicialmente, era feita quando nascia um filho. Confeccionamos e conseguimos exercitar na prática em família a significação original proposta. A paz deve ser construída.
Alexandre Antonio da Silva | responsável
Expedição Investigativa

Desde o início do ano letivo percebeu-se que entre as turmas do Ensino Globalizado havia um certo conflito. As turmas não estão se integrando e nem participam das brincadeiras com os colegas. Desta forma buscamos realizar a expedição investigativa junto as turmas verificando quais as causas do problema da não integração entre eles e que estratégias poderiam ser adotadas para minimizar os conflitos.

Objetivos

Os objetivos que nos propomos são:
-Sensibilizar alunos, professores e famílias dos aspectos que possibilitam a integração, valores e atitudes que tornem o ambiente mais prazeroso e confortável de conviver;
- Buscar através do exercício das mandalas a reflexão profunda desta simbologia que nos reportam a antiguidade, as crenças e as práticas milenares dos nossos ancestrais;
- Oportunizar momentos de lazer e integração entre pais e filhos numa construção e vivência que traga valores.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e famílias do Ensino Globalizado (2º, 3º, 4, 5º e 6º ano) da EEEM José Luchese.

Articulação com o currículo

Esse projeto teve articulação com todas as disciplinas. Foram desenvolvidas atividades como: paródias, textos, poemas, valores, atitudes, cultura indígena, meio ambiente, habilidades físicas e artísticas, histórias e operações matemáticas. Utilizou-se também metodologias diferenciadas como palestras, debates e seminários, onde oportunizou-se aos alunos se colocarem e discutirem suas percepções.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando percebeu-se essa problemática em nossa escola, realizamos um mini-seminário entre alunos e professores para debater a situação atual e pensar em ações que possam estar contribuindo com uma relação mais harmônica na escola com cooperação e respeito, construindo a paz.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese

Diretor
Maria Mafalda Pippi

Turma
2º, 3º, 4º e 5º anos

Número de alunos
54

Educadores
Aline Maria Rabuske, Ivana Cremonese da Trindade e Maria Janice Moura da Maia

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoa Bonita do Sul

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
Smecd; Programa A União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Andréa Cristina Costa - COSTA & COSTA CONSULTORIA
Eu, professor do 2º e 3º ano, vivenciei uma experiência muito legal de cooperação em minha turma. pois os alunos do 4º e 5º ano, juntamente com as professoras Aline e Ivana, nos ensinaram a confeccionar as mandalas e conhecer a origem das mandalas "Olho de Deus", os alunos realizaram as atividades com muito entusiasmo e sentiram-se felizes na realização dos trabalhos. Essa demonstração de cooperação entre as turmas é muito importante na escola.
Maria Janice Moura da Maia | Professor(a)