Classificação: Cidadania
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cidadão do Bem O projeto CIDADÃO DO BEM faz com que a gente pense mais em atitudes legais para melhorar a convivência na escola, nossos pais vem pra escola falar sobre os valores que precisamos na nossa sociedade.
Yasmin Vitória Vidi | aluno(a)
O projeto vem fortalecer as famílias no sentido de colaborar com a escola para formar sujeitos críticos capazes de apresentar sugestões solidárias preocupados com seus semelhantes; busca atividades de humanização, ou seja, de modificar o contexto atual para uma sociedade mais justa, ajudando nossos filhos na formação do caráter, de seres pensantes com convicção da concepção de seres humanos e de mundo.
Neide Parizotto | responsável
Expedição Investigativa

A escolha do tema iniciou no primeiro dia de aula, quando foi desenvolvido uma atividade de acolhida e integração entre os alunos, onde eles teriam que através de palavras chaves expressar os desejos para o ano de 2017. No dia do aniversário desta escola foi dado continuidade, organizando um grande mural com a frase: A Escola é...Onde os alunos teriam que completar escrevendo o que é a escola para eles. Também foi entregue um questionário para os pais: Que cidadão queremos formar?

Objetivos

- Promover um trabalho integrado entre escola e família, oportunizando discussões quanto a importância do seu papel na formação de cidadãos do bem;
- Valorizar o ser humano motivando para o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais;
- Promover reflexão ampla sobre os valores humanos incentivando a prática dos mesmos para maior entendimento e responsabilidade em fazer escolhas positivas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, equipe diretiva, professores, pais, assessoria do Programa UFV.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM: Relação saúde, esporte e dialogicidade, drogas, família, gênero, sexualidade, bullyng, renascimento (cultura crítica cidadã), Pré-história (o homem e o meio), Comunicação e o ser social (escrita, falada e meios sociais).
CIÊNCIAS HUMANAS: Ser humano e a vida em sociedade, Globalização e Políticas Públicas,Organismo Internacional, Blocos Econômicos, Descobrimento do Brasil e ações políticas, Crise Financeira Brasileira e Mundial, Surgimento das Sociedades e os modos de Produção, Direitos Humanos.
CIÊNCIAS da NATUREZA: Respeito ao ser e aos recursos, Vida e ambiente, Ética e compromisso com a vida, Biodiversidade
Comprometimento com a saúde e com a vida, Ser humano, Substâncias, matérias, transformações, consumo e sustentabilidade, desenvolvimento e tecnologia, Gestão e sociedade, Ecologia, Biotecnologia X sustentabilidade.
MATEMÁTICA: Estatística; Juros, situações problemas.
ENSINO RELIGIOSO: Justiça social, Valorização da vida.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Com os dados coletados nas atividades com os alunos e do questionário com os pais. Alunos e professores realizaram a sistematização dos dados e apresentaram o resultado através de cartazes e gráficos à comunidade escolar. Após foi dividido os alunos em grupos onde cada grupo deveria elencar, três palavras chaves, pensando: Que relação estas palavras teriam com os problemas do município. A partir resultado, ficou expresso o desejo, de se trabalhar o tema Cidadania.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Pelissaro

Diretor
Jussara Lurdes Tumelero

Turma
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º anos do E. F. e 1º, 2º, 3º anos do E. M.

Número de alunos
180

Educadores
Marilene, Ilse, Maria, Suzana, Ana Paula, Márcia, Leoneci, Elso, Renato, Ercio, Josiele, Grassiela, Elidiane, Edimara, Marta, Elaine.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - IDEAU Faculdades - Getulio Vargas/RS
Este projeto veio em encontro às necessidades de nossa sociedade de um modo geral, pois precisamos educar as crianças para que tenham mais respeito, amor, colaboração, e interesse, que sejam pessoas honestas que saibam cultivar o amor, o carinho, o coleguismo, o companheirismo, o diálogo, o respeito mútuo, a lealdade, a prática da honestidade, a oração e a fé.... Que saibam conviver praticando os princípios morais, e acima de tudo adquirir conhecimentos em todas as áreas.
Suzana, Márcia, Ilse e Ana Paula. | Professor(a)