Cidadão do Bem
“ O projeto CIDADÃO DO BEM faz com que a gente pense mais em atitudes legais para melhorar a convivência na escola, nossos pais vem pra escola falar sobre os valores que precisamos na nossa sociedade.
Yasmin Vitória Vidi | aluno(a)
“ O projeto vem fortalecer as famílias no sentido de colaborar com a escola para formar sujeitos críticos capazes de apresentar sugestões solidárias preocupados com seus semelhantes; busca atividades de humanização, ou seja, de modificar o contexto atual para uma sociedade mais justa, ajudando nossos filhos na formação do caráter, de seres pensantes com convicção da concepção de seres humanos e de mundo.
Neide Parizotto | responsável
Expedição Investigativa
A escolha do tema iniciou no primeiro dia de aula, quando foi desenvolvido uma atividade de acolhida e integração entre os alunos, onde eles teriam que através de palavras chaves expressar os desejos para o ano de 2017. No dia do aniversário desta escola foi dado continuidade, organizando um grande mural com a frase: A Escola é...Onde os alunos teriam que completar escrevendo o que é a escola para eles. Também foi entregue um questionário para os pais: Que cidadão queremos formar?
Objetivos
- Promover um trabalho integrado entre escola e família, oportunizando discussões quanto a importância do seu papel na formação de cidadãos do bem;
- Valorizar o ser humano motivando para o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais;
- Promover reflexão ampla sobre os valores humanos incentivando a prática dos mesmos para maior entendimento e responsabilidade em fazer escolhas positivas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, equipe diretiva, professores, pais, assessoria do Programa UFV.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM: Relação saúde, esporte e dialogicidade, drogas, família, gênero, sexualidade, bullyng, renascimento (cultura crítica cidadã), Pré-história (o homem e o meio), Comunicação e o ser social (escrita, falada e meios sociais).
CIÊNCIAS HUMANAS: Ser humano e a vida em sociedade, Globalização e Políticas Públicas,Organismo Internacional, Blocos Econômicos, Descobrimento do Brasil e ações políticas, Crise Financeira Brasileira e Mundial, Surgimento das Sociedades e os modos de Produção, Direitos Humanos.
CIÊNCIAS da NATUREZA: Respeito ao ser e aos recursos, Vida e ambiente, Ética e compromisso com a vida, Biodiversidade
Comprometimento com a saúde e com a vida, Ser humano, Substâncias, matérias, transformações, consumo e sustentabilidade, desenvolvimento e tecnologia, Gestão e sociedade, Ecologia, Biotecnologia X sustentabilidade.
MATEMÁTICA: Estatística; Juros, situações problemas.
ENSINO RELIGIOSO: Justiça social, Valorização da vida.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Com os dados coletados nas atividades com os alunos e do questionário com os pais. Alunos e professores realizaram a sistematização dos dados e apresentaram o resultado através de cartazes e gráficos à comunidade escolar. Após foi dividido os alunos em grupos onde cada grupo deveria elencar, três palavras chaves, pensando: Que relação estas palavras teriam com os problemas do município. A partir resultado, ficou expresso o desejo, de se trabalhar o tema Cidadania.