Qualidade de Vida e Saúde
“ Ter boa qualidade de vida é se alimentar bem com frutas, verduras cultivadas na horta sem agrotóxicos, ter amigos e praticar exercícios físicos fazendo caminhadas. Dançar também é atividade física saudável e ajuda a prevenir doenças.
Maria Helena Spadoa | aluno(a)
“ O projeto Qualidade de Vida e Saúde que a APAE vem desenvolvendo é muito importante, pois relembra a todos a importância da nossa saúde saudável, de cuidados com o meio ambiente e estarmos dando atenção ao nosso psicológico e estresse do dia-a-dia. Devemos dar prioridade sempre á uma alimentos saudáveis para nos proteger de várias doenças, para nos manter com nosso físico e mental equilibrado. Parabenizo a APAE, por trazer esse projeto para aprendizagem e exemplo à todos.
Daiane dos Santos | responsável
Expedição Investigativa
Teve como objeto de investigação um Supermercado da cidade, onde os alunos e professora realizaram a expedição observando no local da pesquisa, todos os tipos de produtos alimentícios e não alimentícios. Após a investigação no Supermercado nos dirigimos até a Academia da praça local para observar e fazer alguns exercícios. E o que mais despertou atenção dos alunos foram as mudas de verduras que estavam em um ponto do trajeto.
Objetivos
Promover a qualidade de vida através do consumo de alimentos saudáveis, inserindo através do presente projeto ações sustentáveis que estimulem o pensar e a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis através de atividades físicas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, colaboradores.
Articulação com o currículo
ARTES: Confecção de maquete; confecção de painel; construção de videos; canteiro com pallets; painel decorativo ilustrando as ações desenvolvidas durante o projeto; dança, teatro, músicas.
MATEMÁTICA: Contagem das mudas, área da horta, quilometragem percorrida para expedição investigativa; quantidades em geral; valor de cada pé de alface vendido; cálculos das hortalíças vendidas; comparativo de gastos em mudas x pés vendidos.
CIÊNCIAS: Compostagem, decomposição dos materiais, cuidados com o meio ambiente, reciclagem, alimentação saudável, destinação correta do lixo, coleta seletiva, cultivo de verduras, legumes e flores.
GEOGRAFIA: Mapeamento do território para expedição investigativa; noções espaciais; gráficos.
PORTUGUÊS: Conversação, expressão oral, demonstração de métodos; observação em geral.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos da Expedição Investigativa para o espaço da sala de aula, foi realizado um questionamento com os alunos sobre as coisas que lhes chamaram mais atenção durante a nossa investigação. Foi um momento importante pois cada aluno teve a oportunidade de expressar alguma coisa que lhe chamou atenção no decorrer da investigação. A professora foi elencando no quadro branco cada item observado pelos alunos. E assim chegamos ao tema de nosso Projeto: QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE.