RESGATE DE CULTURAS E DE VALORES ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA
Expedição Investigativa
A expedição investigativa realizada a partir da análise das respostas dadas aos questionamentos supracitados no item acima. Esses questionamentos serão propostos aos alunos para que eles os respondam a partir de uma entrevista que deve ser realizada com uma pessoa que possui experiência de vida (pais, avós, vizinhos), além disso, podem ser arrecadados objetos antigos, como, por exemplo, roupas, fotos.
Objetivos
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente e comunidade escolar buscando sensibilização, participação e envolvimento da família para um maior comprometimento com o crescimento intelectual, pessoal e profissional dos alunos, buscando com essas ações resgatar valores e compreender os processos evolutivos, culturais e morais que a sociedade e, principalmente, a comunidade em que a escola está inserida tem passado no decorrer do processo evolutivo.
Comunidade de Aprendizagem
As atividades do projeto serão desenvolvidas com todas as turmas da escola – do pré ao nono ano – sempre buscando a interação comunidade escolar (equipe diretiva, professores, funcionários e conselho de pais e mestres), aluno, família e, quando possível, comunidade local. Além disso, estarão envolvidos no projeto todos os professores da escola onde se espera de cada profissional o desenvolvimento dos objetivos propostos pelo projeto.
Articulação com o currículo
O projeto será desenvolvido em todas as áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar, sempre buscando interação com o cotidiano e a história dos alunos e da comunidade onde a escola está inserida.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear é constantemente utilizado nas tomadas de decisão.