O Que Eu Posso Comer? Isso Sim... Isso Não...
Expedição Investigativa
A investigação ocorreu em sala, após o questionamento das crianças sobre o porquê uma colega não podia comer determinados alimentos. A partir dessa pergunta as crianças demonstraram interesse em saber como funciona a cozinha escolar e de que maneira as profissionais preparam o alimento das crianças que tem intolerância a glúten, lactose e alergia a corantes.
Objetivos
Permitir que as crianças compreendam que a alimentação diferenciada da colega com intolerância não é uma exclusividade, haja visto que sempre existe a curiosidade em saber porque a alimentação dela era diferente, e que a partir desse conhecimento elas entendam a privação de quem tem intolerância e percebam que não é exclusividade. Bem como, levá-las a compreender e valorizar o trabalho das merendeiras da instituição.
Comunidade de Aprendizagem
O presente projeto envolveu os pais, alunos do Infantil V B, a nutricionista e as merendeiras da escola.
As crianças visitaram a cozinha escolar bem como a despensa, e assim puderam ver como funciona e como os alimentos são armazenados.
Palestra em sala com a merendeira Maria Aparecida- Prontamente ela foi a nossa sala e explicou as crianças os horários que a cozinha funciona, quanto de alimento que vem semanalmente, como elas guardam os alimentos, quantas refeições cozinham ao dia, etc
Articulação com o currículo
Promoção a Saúde Notar se a criança conhece os tipos de alimentos. Merendeira Dona Maria Aparecida fez palestra para as crianças na sala de aula.
Formação pessoal e Social Compreender os valores de cada alimento.
Linguagem Oral e Escrita Realizar a escrita dos nomes dos alimentos servidos no lanche.
Lista de alimentos servidos na escola
Promoção a Saúde
Identidade e Autonomia
Alimentos naturais e com lactose
Identidade e Autonomia
Representar os números e suas quantidades
Relação de alimentos preparados e suas quantidades.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A assembleia de grupo foi feita numa roda da conversa e como decisão de compartilhar o conhecimento adquirido as crianças pediram que fosse feito um piquenique. E contando com o apoio dos pais a alimentação foi cedida por eles, inclusive da aluna com intolerância.