Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Que Eu Posso Comer? Isso Sim... Isso Não...
Expedição Investigativa

A investigação ocorreu em sala, após o questionamento das crianças sobre o porquê uma colega não podia comer determinados alimentos. A partir dessa pergunta as crianças demonstraram interesse em saber como funciona a cozinha escolar e de que maneira as profissionais preparam o alimento das crianças que tem intolerância a glúten, lactose e alergia a corantes.

Objetivos

Permitir que as crianças compreendam que a alimentação diferenciada da colega com intolerância não é uma exclusividade, haja visto que sempre existe a curiosidade em saber porque a alimentação dela era diferente, e que a partir desse conhecimento elas entendam a privação de quem tem intolerância e percebam que não é exclusividade. Bem como, levá-las a compreender e valorizar o trabalho das merendeiras da instituição.

Comunidade de Aprendizagem

O presente projeto envolveu os pais, alunos do Infantil V B, a nutricionista e as merendeiras da escola.
As crianças visitaram a cozinha escolar bem como a despensa, e assim puderam ver como funciona e como os alimentos são armazenados.
Palestra em sala com a merendeira Maria Aparecida- Prontamente ela foi a nossa sala e explicou as crianças os horários que a cozinha funciona, quanto de alimento que vem semanalmente, como elas guardam os alimentos, quantas refeições cozinham ao dia, etc

Articulação com o currículo

Promoção a Saúde Notar se a criança conhece os tipos de alimentos. Merendeira Dona Maria Aparecida fez palestra para as crianças na sala de aula.
Formação pessoal e Social Compreender os valores de cada alimento.
Linguagem Oral e Escrita Realizar a escrita dos nomes dos alimentos servidos no lanche.
Lista de alimentos servidos na escola
Promoção a Saúde
Identidade e Autonomia
Alimentos naturais e com lactose
Identidade e Autonomia
Representar os números e suas quantidades
Relação de alimentos preparados e suas quantidades.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A assembleia de grupo foi feita numa roda da conversa e como decisão de compartilhar o conhecimento adquirido as crianças pediram que fosse feito um piquenique. E contando com o apoio dos pais a alimentação foi cedida por eles, inclusive da aluna com intolerância.

Ficha Técnica
Escola
CEI AQUARELA

Diretor
JAKELYNE COÊNE

Turma
INFANTIL V B

Número de alunos
25

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina
As crianças em sua inocência são solidárias e compreenderam facilmente as dificuldades enfrentadas pela colega em sua alimentação bem como prenderam sobre esse grandioso trabalho realizado pela equipe que trabalha na cozinha, adquirindo com esse conhecimento o respeito ao trabalho realizado, e consequentemente aprendem a não desperdiçar na hora das refeições.
Luciane Pommer Severo | Professor(a)