Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Viagem na leitura com a família
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no cantinho de leitura da sala de aula, realizamos uma roda de conversa sobre o que iríamos fazer, onde cada um pôde escolher o livro que gostaria de folhear e a professora realizava a leitura no grupo e após a leitura sempre despertava a curiosidade dos colegas e eles realizavam a troca de livros entre si, e assim compartilhavam e todos acessavam as histórias.

Objetivos

Incentivar a formação do hábito da leitura ainda na infância, desenvolvendo a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, visando também a companhia da família como parceira a fim de que as crianças possam vivenciar atitudes colaborativas e cooperativas.

Comunidade de Aprendizagem

Família: Houve a participação da família na leitura da história com a criança, registro pictográfico e na preparação das dramatizações e contações de histórias que ficaram lindas. Semanalmente as famílias contribuíram nas dramatizações e contação de histórias.
Contadora de história e professora Renata Deminski: Contação de história para pais e filhos.

Articulação com o currículo

Promoção à Saúde/Hábitos Alimentares . Estimular as crianças à adquirir o hábito de uma alimentação saudável.
Contação de história: “A Cesta da dona Maricota”, com a participação da família em um piquenique.

Natureza e Sociedade-Meio sócio cultural (datas comemorativas) Ter atitudes de respeito e cooperação História: “João e Maria” dramatizada pela aluna Etieni e sua mãe na semana da família. Após a dramatização as crianças degustaram a casinha que era feita de doces.


Ficha Técnica
Escola
CEI AQUARELA

Diretor
JAKELYNE COÊNE

Turma
INFANTIL IV B

Número de alunos
25

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina
Sim, o objetivo do projeto foi alcançado, percebe-se que após a realização do projeto onde eles levavam a “Sacola Mágica” para casa e a família participava da leitura e era a escriba da história tudo isso era muito prazeroso, os alunos se sentiram mais motivados a participar das leituras, dramatizações dos teatros e as famílias cada vez mais presentes na vida escolar dos filhos.
GISLIANE MARTINS | Professor(a)