Da Cidadania à autonomia: um desafio à diversidade cultural
                                                                
                                
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Boa Pergunta:O que você gosta ou destaca em sua cultura?
Quais os princípios e costumes da comunidade na sua fé e economia?
O que você espera da sociedade em relação à convivência harmoniosa entre as culturas? 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Conhecer as diferentes etnias, suas características culturais instigando o aluno ao respeito pela diversidade, sendo protagonista na construção de uma sociedade humana e inclusiva na vivência dos valores de cooperação e solidariedade. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, equipe diretiva, pais e comunidade, comunidades indígena e quilombola. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 História: Entrevistas com as famílias sobre sua origemLíngua Portuguesa: produção textual (relatório) Matemática: elaboração de gráficos
 Entregar ( Livro) para cada família uma pesquisa sobre seus hábitos e costumes. Com as respostas serão construídos relatórios, debates e gráficos.Ensino religioso: quais as manifestações de fé que vivem as famíliasArtes: desenho da famíliaMatemática: Medidas de comprimento
Geografia: localização das família Realizar uma entrevista com as famílias e após relatar em sala de aula;  Trabalhar com a distância das famílias da escola até suas residências bem como sua localização.Desenho do mapa tendo a escola como ponto de referência. Língua Portuguesa:  
Gêneros textuais, interpretação de textos,  produção textual  substantivos e adjetivos História: formação do povo brasileiro, etnias.
 Assistir o filme “a formação do povo brasileiro” e posteriormente realizar um debate sobre o mesmo.