Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Da Cidadania à autonomia: um desafio à diversidade cultural
Expedição Investigativa

Boa Pergunta:O que você gosta ou destaca em sua cultura?
Quais os princípios e costumes da comunidade na sua fé e economia?
O que você espera da sociedade em relação à convivência harmoniosa entre as culturas?

Objetivos

Conhecer as diferentes etnias, suas características culturais instigando o aluno ao respeito pela diversidade, sendo protagonista na construção de uma sociedade humana e inclusiva na vivência dos valores de cooperação e solidariedade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, equipe diretiva, pais e comunidade, comunidades indígena e quilombola.

Articulação com o currículo

História: Entrevistas com as famílias sobre sua origemLíngua Portuguesa: produção textual (relatório) Matemática: elaboração de gráficos
Entregar ( Livro) para cada família uma pesquisa sobre seus hábitos e costumes. Com as respostas serão construídos relatórios, debates e gráficos.Ensino religioso: quais as manifestações de fé que vivem as famíliasArtes: desenho da famíliaMatemática: Medidas de comprimento
Geografia: localização das família Realizar uma entrevista com as famílias e após relatar em sala de aula; Trabalhar com a distância das famílias da escola até suas residências bem como sua localização.Desenho do mapa tendo a escola como ponto de referência. Língua Portuguesa:
Gêneros textuais, interpretação de textos, produção textual substantivos e adjetivos História: formação do povo brasileiro, etnias.
Assistir o filme “a formação do povo brasileiro” e posteriormente realizar um debate sobre o mesmo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Bárbara

Diretor
Mirte Smaniotto de Moraes

Turma
7º Ano

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Nossa expedição iniciou com o contato com a Senhora Francisca e o universitário Eduardo de quadros, solicitando uma visita de estudo em suas comunidades, na Linha Demétrio (Comunidade Indígena) e Linha Peixeiro (Comunidade com reconhecimento de descendentes de quilombolas). No dia dezesseis de março de dois mil e dezessete, fomos de ônibus até as comunidades
Idene Batistello e Lurdes Ciprandi | Professor(a)