Eu cuido, todos cooperam e a natureza agradece.
Expedição Investigativa
O que tem de bom e bonito neste lugar?O que vocês veem de intervenção do homem neste espaço natural?Nós estamos fazendo a nossa parte para contribuir com a preservação deste lugar?Território: Visita na gruta.Etapas e interesses: Inicialmente, foi realizada uma roda de conversa com os alunos, que faríamos um passeio pela Gruta Nossa Senhora de Lurdes, e que seria um passeio de observação. Então lá realizamos um passeio por toda a gruta e depois de realizar o passeio pela gruta.
Objetivos
Possibilitar ao aluno a reflexão sobre os seus atos e a importância do meio ambiente, envolvendo a comunidade escolar a pensar neste tema a fim de resgatar valores de cooperação e cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, alunos e pais, escola.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Produção textual sobre o passeio, fala sobre o assunto lixo e reciclagem.ENSINO RELIGIOSO:Conversa sobre o passeio feito na gruta. Atividades referentes ao lixo.Será realizada uma produção textual sobre o passeio na gruta, os alunos deveram descrever o caminho percorrido e contar o que viram lá. Em ensino religioso desenvolveremos atividades oral relembrando o nosso passeio, a professora fará diversas perguntas referente a natureza, como está sendo cuidado a gruta, que é um patrimônio da cidade, etc... LÍNGUA PORTUGUESA:Ouvir a história O Rio que ficou triste, ortografia, leitura, interpretação.ARTES:Confeccionar o livrinho. Será realizada uma leitura do livro “O Rio que ficou triste”, individual e coletivo. Também realizaremos varias atividades de ortografia, questionamentos referentes à história. Posteriormente realizaremos a confecção do livrinho.PORTUGUÊS:Leitura, escrita, pesquisa.AR ARTES: Confecção do bilboquê com garrafa pet, .