Vivências, olhares e a escuta na Educação Infantil
“ “Queria que ele me desse um tchau...mas ele foi...”
Mãe Tatiana Canavezzi Mari de Alencar | responsável
Expedição Investigativa
O tempo da criança na Escola de Educação Infantil deve ter um olhar voltado para práticas lúdicas e organização de espaços que proporcionem o desenvolvimento saudável e integral da primeira infância. Portanto a expedição investigativa parte das ações e vivências das crianças na Escola.
Objetivos
• Reconhecer a escola como um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil;
• Oportunizar práticas e ações, tendo a ludicidade como eixo norteador, pois entendemos o brincar como um direito da criança;
• Permitir e viabilizar espaços para o brincar das crianças, sendo este o principal suporte para desenvolver as habilidades físicas, motoras e cognitivas.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, professores, auxiliares e servidores da escola, pais e comunidade.
Articulação com o currículo
• Interagir com tudo e com todos desenvolvendo a autonomia, executando ações e respeitando regras, despertar valores;
• Controlar seus desejos e sentimentos em situações cotidianas;
• Expressar-se livremente;
• Utilizar diversos materiais em suas criações;
• Transitar entre os diferentes campos de experiência: “O eu, o outro, o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e imagens; escuta, fala, linguagem e pensamento; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear acontece através da fala e a escuta das crianças.