Vivências, olhares e a escuta na Educação Infantil
                                                                	“ “Queria que ele me desse um tchau...mas ele foi...”                                    
                                     Mãe Tatiana Canavezzi Mari de Alencar | responsável 
                                                                
                                
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 O tempo da criança na Escola de Educação Infantil deve ter um olhar voltado para práticas lúdicas e organização de espaços que proporcionem o desenvolvimento saudável e integral da primeira infância. Portanto a expedição investigativa parte das ações e vivências das crianças na Escola. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 •	Reconhecer a escola como um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil;
•	Oportunizar práticas e ações, tendo a ludicidade como eixo norteador, pois entendemos o brincar como um direito da criança;
•	Permitir e viabilizar espaços para o brincar das crianças, sendo este o principal suporte para desenvolver as habilidades físicas, motoras e cognitivas. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Crianças, professores, auxiliares e servidores da escola, pais e comunidade. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 •	Interagir com tudo e com todos desenvolvendo a autonomia, executando ações e respeitando regras, despertar valores;
•	Controlar seus desejos e sentimentos em situações cotidianas;
•	Expressar-se livremente;
•	Utilizar diversos materiais em suas criações;
•	Transitar entre os diferentes campos de experiência: “O eu, o outro, o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e imagens; escuta, fala, linguagem e pensamento; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear acontece através da fala e a escuta das crianças.