HORTO MEDICINAL E RELÓGIO DO CORPO
Expedição Investigativa
Boa pergunta: _ Você usa alguma erva medicinal para prevenção e cura de alguma doença? Você cultiva alguma erva medicinal em casa?
_ Tem conhecimento do preparo e benefícios de alguma plantas?
Etapas e interesses Definição do Tema Geral
_ Elaboração das boas perguntas Passeio observatório na comunidade - residências visitando a residência de Lucinara Taschetto, Proprietários da agro-indústria, Límpio e Filomena Mignoni. Entrevista com os moradores - boas perguntas -
Objetivos
Conjugar e difundir fazeres e saberes da cultura popular tradicional presentes na medicina alternativa, proporcionando o desenvolvimento e aprendizagem dos conhecimentos básicos de saúde, assim também a localização e funcionamento dos órgãos do corpo humano, além da utilização com segurança das plantas medicinais e fitoterápicas.
Comunidade de Aprendizagem
PAIS, EMPRESÁRIOS, AGRICULTORES, INSTITUIÇÕES, PROFESSORES, ESTUDANTES DA COMUNIDADE.
Articulação com o currículo
Matemática: Gráficos, tabelas, estatística.
Linguagens: vocábulos em inglês, textos instrucionais e científicos, relatórios, debates, portfóliosCiências da Natureza: preservação de elementos da natureza- chás ( sustentabilidade)Ciências Humanas: origem das ervas medicinais, Viagem de conhecimento ( horto medicinal Casa Familiar Rural);Pesquisa bibliográfica e de campo sobre a variedade de ervas medicinais. Matemática: Probabilidades, Linguagens: vocábulos em inglês, receitas, textos instrucionais e científicos debates, relatórios, portfólio Pesquisa bibliográfica e de campo - importância e cura pelas ervas medicinais ( comunidade)Palestra sobre o uso dos hás.
Ciências humanas: Medida de tempo, Linguagens: vocábulos em inglês, textos instrucionais e científicos, debates, relatórios,
Ciências: partes e órgãos do corpo, sistemas do corpo (digestivo, muscular e esquelético)