Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Sucata vira brinquedo
Expedição Investigativa

Você gosta de brincar? Com que brinquedos?Todos nós temos condições de ajudar a construir?Todos nós podemos colaborar trazendo materiais recicláveis para poder confeccionar os jogos?É possível construir alguns brinquedos para o uso na escola?Território: Clínica da Psicopedagoga Marlene Acadrolli.Etapas e interesses: A expedição foi realizada na clínica Espaço Renascer. Com o objetivo de conhecer o espaço, bem como a utilidade dos brinquedos no atendimento aos alunos .

Objetivos

Oportunizar aos educandos entender o brinquedo, confeccioná-lo, utilizá-lo, construindo a sua imaginação e relacionar seus interesses e necessidades interagir com os outros

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar

Articulação com o currículo

Geografia: Trajeto, localizaçãoEducação Fisica: Movimentos
Português: nomes, história dos jogos Conversa com a Sra. Maria Huppes que falará , sobre sua vida, o que brincava, como fabricavam seus brinquedos... Também mostrará brinquedos e materiais.
Observação dos materiais e brinquedos utilizados em épocas passadas.
Matemática: cálculos envolvendo as 4 operaçõesCiências: Preservação do meio ambientePortuguês: Listar nomes de objetos que podem ser confeccionados, leitura dos nomes. Pesquisa de campo e observação de materiais reciclados e analise da sua transformação Português: Listar nomes dos brinquedos, Artes: confecção de brinquedosHistória: relato oral da história de cada brinquedo Entrevista com familiares sobre os brinquedos de sua época. Educação física: exercitar a coordenação motoraMatemática: medidas e formas geométricas
Português: Caça palavras dos nomes das figuras


Ficha Técnica
Escola
Escola de educação especial Apae

Diretor
Marivete maria Fussiguer

Turma
Ciclo, Eja

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Conhecer e comparar os diversos tipos de jogos e brinquedos;
Qual a relação ou interesse que os alunos vão ter com os jogos ou brinquedosMostrar que o aluno terá um nível de aprendizagem mais qualificado;
Mostrar que é possível trabalhar com materiais atrativos e educativo Oportunizar aos alunos uma vida alegre onde possam socializar suas descobertas;
Terezinha Vivan | Professor(a)