Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDENDO COM A MUSICALIDADE
Expedição Investigativa

Quais as músicas que vocês mais gostam de cantar e ouvir?Vocês gostam de música que faz bastante barulho ou a música que não faz muito barulho?Sabendo dos benefícios que a música traz para os alunos, como podemos utilizá-la de forma que haja interação participação de todos?Com a música, é possível ampliar os conhecimentos na linguagem e escrita?A música ajuda no desenvolvimento das habilidades e potencialidades?
Os alunos interagem nas atividades através da música?

Objetivos

Quais as músicas que vocês mais gostam de cantar e ouvir?
Vocês gostam de música que faz bastante barulho ou a música que não faz muito barulho Sabendo dos benefícios que a música traz para os alunos, como podemos utilizá-la de forma que haja interação e participação de todos?Com a música, é possível ampliar os conhecimentos na linguagem e escrita?A música ajuda no desenvolvimento das habilidades e potencialidades?
Os alunos interagem nas atividades

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, direção, coordenação, funcionários e funcionários,...

Articulação com o currículo

Artes: confecção de instrumentos sonoros (artesanato)
Linguagens: oralidade, nome dos instrumentos e o que foi utilizado para confeccioná-los os mesmos. Leitura de imagem.Português: escrever o nome dos materiais utilizados, produzir frases e pequenos textos coletivos, trabalhar o aumentativo, diminutivo, plural, singular das palavras.Matemática: tamanho, forma, quantidades, cores. Confeccionar instrumentos sonoros com ajuda dos pais para que possam aprender a cuidar e valorizar os mesmos. Explorar os instrumentos confeccionados: forma, tamanho, cores e quantidades;Brincar com a música, imitar, cantar, inventar e reproduzir sons.Artes: confeccionar os tabuleiros com MDF;Recortar as imagens, colar e planificar formando o dominó.
Português: Trabalhar a escrita dos nomes dos instrumentos musicais, ordem alfabética, separação de sílabas, classificação, leitura e escrita.
Matemática: Número de letras e sílabas


Ficha Técnica
Escola
Escola de educação especial Apae

Diretor
Marivete maria Fussiguer

Turma
Ciclo I e II e EJA

Número de alunos
9

Educadores
Denise Isabel Remonti

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Primeiramente fomos acolhidos pelos integrantes da igreja que falaram sobre o que iriam cantar, em seguida usando de microfones, caixa de som, gaita e violão cantaram algumas músicas. Depois disso foi feito um momento de diálogo onde os alunos puderam fazer muitas perguntas sobre sua duvidas e curiosidades a respeito dos instrumentos que estavam sendo utilizados e como cada um aprendeu cantar e tocar.
Denise Isabel Remonti | Professor(a)