Vamos construir
Expedição Investigativa
Nosso projeto se deu início numa manhã onde fomos para o parque brincar, mas na sala já estávamos trabalhando alguns combinados (fazer fila, não bater, gritar, não jogar lixo no chão da sala etc...) Quando chegamos no parque foi observado pelo aluno Nathanael achou papel de bala e de pirulito que lhe chamou muita sua atenção. Logo me perguntou quem jogou esse lixo de doce no parque? Naquele momento de observação das crianças pensei que poderia virar o nosso projeto de sala.
Objetivos
Construir experiências através da reutilização do lixo, despertando em cada criança, a importância de preservar o meio ambiente e cuidar principalmente do espaço que estamos inseridos adquirindo assim hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida, mudando alguns errôneos hábitos culturais;
Comunidade de Aprendizagem
A visita da tia Fran (merendeira da escola) onde foi quem trouxe caixa de leite, caixa de ovos para ser reutilizada, também conversou com eles sobre as embalagens ela utilizou na cozinha para fazer o café da manhã. Socialização com as turmas infantil I “A” neste dia foi apresentado os animais da fazendinha, identificaram pelo nome, a cor, fizeram o som de cada um animalzinho, cantaram a música do seu lobato e brincaram com os fantoches que também eram construídos com sucatas.
Articulação com o currículo
Linguaguem oral e escrita - Incentivar e permitir a fala das crianças em todas as possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário. Conhecer e identificar a escrita.
Música e movimento - Desenvolver auto controle dos seus movimentos, explorando diversas posturas corporais. Explorar o ato de ouvir, perceber e imitar sons.
Artes - Desenvolver a coordenação motora.
Natureza e sociedade - Ampliar o conhecimento de mundo. Desenvolver as relações de cooperação, cidadania e solidariedade. Estabelecer alguns relações entre o meio ambiente a as formas da vida, valorizando a preservação do meio ambiente.
Matemática - Desenvolver o senso numérico. Classificar e comparar.
Identidade e autonomia - Estabelecer vínculos afetivos, compartilhar e trocar os brinquedos entre as crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
São estes alunos muito pequenos, mas relato aqui algo que nos motivou ao projeto.
Foi realizada várias atividades em sala de aulas que provocassem interesse e aprendizagem pelas crianças, mas o que chamou a atenção foi numa manhã onde foi mudada a rotina dos trabalhos e não trabalhamos o projeto uma das crianças me perguntou prof. hoje não vamos construir?