Classificação: Cidadania
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos construir
Expedição Investigativa

Nosso projeto se deu início numa manhã onde fomos para o parque brincar, mas na sala já estávamos trabalhando alguns combinados (fazer fila, não bater, gritar, não jogar lixo no chão da sala etc...) Quando chegamos no parque foi observado pelo aluno Nathanael achou papel de bala e de pirulito que lhe chamou muita sua atenção. Logo me perguntou quem jogou esse lixo de doce no parque? Naquele momento de observação das crianças pensei que poderia virar o nosso projeto de sala.

Objetivos

Construir experiências através da reutilização do lixo, despertando em cada criança, a importância de preservar o meio ambiente e cuidar principalmente do espaço que estamos inseridos adquirindo assim hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida, mudando alguns errôneos hábitos culturais;

Comunidade de Aprendizagem

A visita da tia Fran (merendeira da escola) onde foi quem trouxe caixa de leite, caixa de ovos para ser reutilizada, também conversou com eles sobre as embalagens ela utilizou na cozinha para fazer o café da manhã. Socialização com as turmas infantil I “A” neste dia foi apresentado os animais da fazendinha, identificaram pelo nome, a cor, fizeram o som de cada um animalzinho, cantaram a música do seu lobato e brincaram com os fantoches que também eram construídos com sucatas.

Articulação com o currículo

Linguaguem oral e escrita - Incentivar e permitir a fala das crianças em todas as possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário. Conhecer e identificar a escrita.
Música e movimento - Desenvolver auto controle dos seus movimentos, explorando diversas posturas corporais. Explorar o ato de ouvir, perceber e imitar sons.
Artes - Desenvolver a coordenação motora.
Natureza e sociedade - Ampliar o conhecimento de mundo. Desenvolver as relações de cooperação, cidadania e solidariedade. Estabelecer alguns relações entre o meio ambiente a as formas da vida, valorizando a preservação do meio ambiente.
Matemática - Desenvolver o senso numérico. Classificar e comparar.
Identidade e autonomia - Estabelecer vínculos afetivos, compartilhar e trocar os brinquedos entre as crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

São estes alunos muito pequenos, mas relato aqui algo que nos motivou ao projeto.
Foi realizada várias atividades em sala de aulas que provocassem interesse e aprendizagem pelas crianças, mas o que chamou a atenção foi numa manhã onde foi mudada a rotina dos trabalhos e não trabalhamos o projeto uma das crianças me perguntou prof. hoje não vamos construir?

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequeno Aprendiz

Diretor
Marcia Silva

Turma
Infantil III "C"

Número de alunos
25

Educadores
Ana Paula Fontana

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Maria Luciana dos Santos Lima

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Ao realizar esse projeto sinto me muito feliz pois nas pequenas ações teve grandes contribuições para as aprendizagens. O envolvimento das crianças, o empreendedorismo quando me dizem qual brinquedo vão construir, e o senso do certo e do errado quando me contam algo errado que um familiar fez ao jogar lixo pela janela do carro.
Ana Paula Fontana | Professor(a)