Sem os números, mundo bagunçado
Expedição Investigativa
Estava colocando na parede da sala de aula, uma sequencia de números de 0 a 50 e um aluno perguntou: Porque precisamos aprender números se tem crianças que ainda não sabem ler? Então senti a necessidade de levá-los a entender que precisamos dos números, tanto qto precisamos das letras do alfabeto, para organizar nossa vida. Nossa Expedição Investigativa ocorreu num mercado próximo da escola. Antes de sairmos para a expedição fiz alguns questionamentos para refletirem.
Objetivos
Levar os alunos a reconhecer a importância dos números presentes no nosso dia-a-dia com mudanças de atitudes levando o aluno a ser consumista consciente.
Comunidade de Aprendizagem
Coordenadora Marilei Piazza nos acompanhou no trajeto da expedição investigativa, proprietária e funcionaria do Mercado e Conveniência “Asa Bela” cedendo o espaço para que os alunos observassem os números em questão, técnico de informática Airan Ferreira Lemes auxiliando nas pesquisas, jogos, a bibliotecária Daiana que forneceu os livros para leitura e a articuladora Giovana Dadalto Beltrami com sugestões para enriquecer o projeto.
Articulação com o currículo
Tentamos articular as areas de forma globalizada, porém enfatizando as ciencias exatas sempre quando podíamos. Sempre com o interesse de: - Identificar números nos diferentes contextos e em suas diferentes situações; - Ler e escrever os signos numéricos em diferentes portadores, apoiando-se ou não na contagem da série numérica intuitiva;
Utilizar cédulas ou moedas do sistema monetário para explorar, produzir e comparar valores e escritas numéricas;
Proporcionalidade na multiplicação;
Partilha na divisão;
Observar, manusear estabelecer comparações entre objetos no espaço físico;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Tudo que precisamos resolver em beneficio da turma ou para ela, procuramos dialogar para chegar a um mesmo denominador. E neste caso não foi diferente. Pensamos e dialogamos sobre a temática, as atividades, as ideias do que fazer durante o desenvolvimento, e claro também na hora de decidir o nome final do projeto.