Classificação: Cidadania
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

Sem os números, mundo bagunçado
Expedição Investigativa

Estava colocando na parede da sala de aula, uma sequencia de números de 0 a 50 e um aluno perguntou: Porque precisamos aprender números se tem crianças que ainda não sabem ler? Então senti a necessidade de levá-los a entender que precisamos dos números, tanto qto precisamos das letras do alfabeto, para organizar nossa vida. Nossa Expedição Investigativa ocorreu num mercado próximo da escola. Antes de sairmos para a expedição fiz alguns questionamentos para refletirem.

Objetivos

Levar os alunos a reconhecer a importância dos números presentes no nosso dia-a-dia com mudanças de atitudes levando o aluno a ser consumista consciente.

Comunidade de Aprendizagem

Coordenadora Marilei Piazza nos acompanhou no trajeto da expedição investigativa, proprietária e funcionaria do Mercado e Conveniência “Asa Bela” cedendo o espaço para que os alunos observassem os números em questão, técnico de informática Airan Ferreira Lemes auxiliando nas pesquisas, jogos, a bibliotecária Daiana que forneceu os livros para leitura e a articuladora Giovana Dadalto Beltrami com sugestões para enriquecer o projeto.

Articulação com o currículo

Tentamos articular as areas de forma globalizada, porém enfatizando as ciencias exatas sempre quando podíamos. Sempre com o interesse de: - Identificar números nos diferentes contextos e em suas diferentes situações; - Ler e escrever os signos numéricos em diferentes portadores, apoiando-se ou não na contagem da série numérica intuitiva;
Utilizar cédulas ou moedas do sistema monetário para explorar, produzir e comparar valores e escritas numéricas;
Proporcionalidade na multiplicação;
Partilha na divisão;
Observar, manusear estabelecer comparações entre objetos no espaço físico;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Tudo que precisamos resolver em beneficio da turma ou para ela, procuramos dialogar para chegar a um mesmo denominador. E neste caso não foi diferente. Pensamos e dialogamos sobre a temática, as atividades, as ideias do que fazer durante o desenvolvimento, e claro também na hora de decidir o nome final do projeto.

Ficha Técnica
Escola
C.M.E.B.I Carlos Drummond de Andrade

Diretor
Rita de Cássia Carvalho de Melo

Turma
1º Ciclo 2ª Fase Matutino

Número de alunos
23

Educadores
Katia Aparecida Martins Soares

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Marilei Cavalheiro Piazza

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Os alunos entenderam que os números fazem parte do nosso dia-a-dia, representando muito mais do que medir ou quantificar o que existe ao nosso redor. Senti que os alunos tornaram-se mais cooperativos em relação a ajuda mútua entre os colegas e demonstraram evidenciar sua cidadania nos lugares que freqüentam, questionando e tornando para si e para o outro seus direitos e deveres como cidadão.
Katia Aparecida Martins Soares | Professor(a)