Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cada um mora onde pode
Expedição Investigativa

O trabalho desencadeou-se através do interesse das crianças, quando visitamos o Parque das Araucárias. Observaram durante a visita a casa do joão-de-barro, que chamou muita atenção das crianças, reconheceram vários tipos de moradias feitas pelos animais como a teia de aranha e o formigueiro.

Objetivos

O projeto teve como objetivo possibilitar que as crianças pudessem perceber a variedade de moradias dos animais, desenvolvendo conceitos e mostrando as diferenças das moradias para o homem e para os animais.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade foi articulada através de passeios, pesquisas e atividades propostas. Foi realizada uma pesquisa em família sobre moradias e regiões onde são construídas. No laboratório de química fizeram alguns experimentos com o auxílio da professora Carolina Repula e dos alunos do Ensino Médio. E na Mostra Pedagógica compartilharam conhecimento e experiências com os pais e professores.

Articulação com o currículo

Matemática: Relacionar quantidades aos números trabalhados, representar quantidades através do desenho, realizar estimativas, estabelecer relações de semelhança e diferença, registro de informações em tabelas. Linguagem oral e escrita: Relatar vivências e observações de acordo com a sequência lógica temporal dos fatos, reproduzir oralmente músicas conhecidas e aprendidas, utilizar o desenho como forma de registro e comunicação, brincar e explorar espontaneamente poemas, relação entre escrita e desenho. Identidade e autonomia: Desenvolvimento do senso de participação e colaboração em atividade coletiva, percepção do ciclo das atividades cotidianas. Artes visuais: Desenvolvimento da expressão plástica e criatividade, desenvolvimento de percepção visual.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Sesi - Guarapuava

Turma
PréII - B

Número de alunos
16

Estado
Paraná

Município
Guarapuava

Cooperativa
SICREDI PLANALTO DAS ÁGUAS PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO XV DE NOVEMBRO

Muitos objetivos foram alcançados a partir do programa A União Faz a Vida, mas o mais significativo é sem sombra de dúvidas o desenvolvimento e senso de cooperação estimulado pelo projeto, aprendendo a trabalhar em equipe, dividindo ou construindo juntos. Também fora da escola os pais trabalharam junto com seus filhos, auxiliando em pesquisas ou na coleta de materiais. Com toda certeza difundiu-se a cultura da cooperação entre todos os envolvidos.