Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A vida da minhoca
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na escola, as crianças falavam muitas coisas, ate que encontraram um minhocaçu, ai as perguntas e os olhares foram para a minhoca.

Objetivos

Despertar através da minhoca a curiosidade o interesse dos alunos pela pesquisa oral, bibliográfica, sobre a alimentação, habitat dos animais e a interferência na vida das pessoas.

Comunidade de Aprendizagem

Entrevista com a Agrônoma para saber sobre a minhoca;
Entrevista com os pais;
Pesquisa com os colegas.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS HUMANAS
•Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
•Valorizar o meio ambiente.
Identificar no meio ambiente onde vive a minhoca.
•Proporcionar a criança o contato com animais diferentes.

CIÊNCIAS DA NATUREZA
Conhecer as características das minhocas.
•Explorar materiais diferentes como: terra, minhoca, massinha, etc.
• Interagir com diferentes elementos da natureza.
• Desenvolver atitudes de manutenção e preservação do meio ambiente.

LINGUAGEM
•Levar a criança a valorizar o meio ambiente e identifica-se como parte integrante.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarmos para a sala de aula foi realizado uma roda de conversa para ser relatado do que foi observado no pátio da escola. Onde muitos já comentavam sobre a grande minhoca encontrada no pátio da escola e a pequena minhoca morta que a formiga carregava para sua casinha. Onde pedi para os mesmo escolhessem entre desenhar ou escrever sobre o que mais chamou a atenção na observação do pátio da escola. E a maioria desenhou a minhoca.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Joaquim Barbosa dos Santos

Turma
1º ciclo 3º ano

Número de alunos
8

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Silvana Maria Dalmolin Wöhl
Avaliando todo o projeto, posso dizer que foi produtivo tanto para os alunos como para mim professora, também aprendi como os alunos, percebi que pelo fato deles saberem que eu estava aprendendo com eles e mostrar interesse no que eles falavam, deixava-os motivados a descobrir coisas novas a cada dia, para trazer a escola e apresentar aos colegas e a professora.