A vida da minhoca
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na escola, as crianças falavam muitas coisas, ate que encontraram um minhocaçu, ai as perguntas e os olhares foram para a minhoca.
Objetivos
Despertar através da minhoca a curiosidade o interesse dos alunos pela pesquisa oral, bibliográfica, sobre a alimentação, habitat dos animais e a interferência na vida das pessoas.
Comunidade de Aprendizagem
Entrevista com a Agrônoma para saber sobre a minhoca;
Entrevista com os pais;
Pesquisa com os colegas.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS HUMANAS
•Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
•Valorizar o meio ambiente.
Identificar no meio ambiente onde vive a minhoca.
•Proporcionar a criança o contato com animais diferentes.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Conhecer as características das minhocas.
•Explorar materiais diferentes como: terra, minhoca, massinha, etc.
• Interagir com diferentes elementos da natureza.
• Desenvolver atitudes de manutenção e preservação do meio ambiente.
LINGUAGEM
•Levar a criança a valorizar o meio ambiente e identifica-se como parte integrante.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos para a sala de aula foi realizado uma roda de conversa para ser relatado do que foi observado no pátio da escola. Onde muitos já comentavam sobre a grande minhoca encontrada no pátio da escola e a pequena minhoca morta que a formiga carregava para sua casinha. Onde pedi para os mesmo escolhessem entre desenhar ou escrever sobre o que mais chamou a atenção na observação do pátio da escola. E a maioria desenhou a minhoca.